Construtora Marketing

Gestão de marca: estratégias de branding para construtoras

A marca é um dos aspectos mais importantes para uma empresa de qualquer segmento, pois dita, de maneira ampla, a cultura, o estilo e até o perfil dela diante dos clientes

Por essa razão, ter uma estratégia de branding bem estruturada, alinhada com o mercado, é uma garantia de que sua marca terá seus valores vistos e interpretados da maneira esperada pelo público.

Isso gera uma conexão que não só leva mais confiança aos potenciais clientes, mas também os faz buscar sua marca como uma das primeiras opções, pois realmente enxergam valor naquilo que você está entregando.

Neste artigo falaremos sobre como traçar uma boa estratégia para fortalecer sua identidade, além de dicas e boas práticas para você aproveitar ainda mais uma boa gestão de marca!

Sua história

Caderno como lampada desenhada

Mostrar sua marca para o público também é um trabalho de storytelling. Você deve contar sua história, mostrar tradição (se forem vários anos de mercado) e trazer também pontos geradores de empatia e confiança.

Atualmente, o trabalho com uma história bem contada, que realmente passe a fazer parte do imaginário e entre na vida do público, é considerado um dos principais aspectos para aquisição de clientes.

Esse cenário, em um mercado competitivo e saturado como o imobiliário, faz diferença e transfere a compra de um consumidor para sua construtora ao invés da concorrência, simplesmente porque você conseguiu conectar-se com ele antes de oferecer o que ele deseja.

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Além disso, uma boa vantagem de ter um trabalho de branding consolidado é utilizar seus frutos nas estratégias de marketing e vendas. Dessa maneira, tudo se une em uma grande ação que mostra a marca acima de tudo, e segue a mesma linha de pensamento, sem divergências que poderiam gerar desconfiança ou até fazer o consumidor desistir de qualquer negociação.

Entendeu porque você precisa investir em branding na sua construtora?

Estratégias de branding e marketing digital

Maquete de uma casa sobre planos de ação e gráficos

Como mencionamos, o marketing digital está totalmente atrelado aquilo que você deseja passar para o público em termos de marca. Por essa razão, é importante dar atenção a alguns pontos:

Identidade visual

A identidade visual é o ponto primário de identificação entre cliente e marca. Entre os detalhes que entram como partes da identidade estão o logo, estilos de fotos, fontes, cores e modelos de postagens.

O logo é o principal fator determinante quando se fala de visual de marca. É por meio dele que o público irá reconhecer a sua construtora e, então, começar a entrar no universo criado pelas estratégias de branding.

Uma boa dica é apostar no simples, mas que comunique. Pense também que, após pronto, o logo precisa ser aplicado a diversos tipos de imagens e cores, sempre padronizado e com um estilo próprio, então é uma boa ideia entrar em equilíbrio quando for decidir detalhes minuciosos do logo. Partes muito pequenas do visual podem ficar escondidas, por exemplo.

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Para evitar erros de aplicação do logo em qualquer material, como banners, flyers e apresentações, faz parte também da identidade visual o manual de marca, que deve ser criado apontando todas as possibilidades de aplicação de qualquer aspecto relacionado à marca.

Exponha as cores permitidas, reduções de logo, mudanças de sentido e fontes. Sempre deixe o código das cores fácil para evitar erros na hora de utilizar programas de imagem e não se esqueça de apontar todas as variáveis envolvendo as fontes, caso seu logo as tenha aplicadas, como itálico, negrito, etc.

Faz parte da identidade visual também criar padrões de postagem, por exemplo, para as redes sociais. Ao ter um modelo padrão, os clientes poderão identificar aquilo que você posta mais rapidamente, e então dar mais atenção ao seu conteúdo por saberem que é de qualidade.

Conheça sua marca

De nada adianta fazer um logo interessante, trabalhar com boas referências visuais e ter um manual de marca impecável se você não faz ideia de “quem” é a sua marca. Isso é extremamente necessário, e você deve conhecê-la como sua amiga mais próxima!

Uma boa ideia para entender quem é sua marca e como falar com ela, é responder algumas perguntas que, apesar de parecerem sem importância, podem te ajudar muito a compreender toda a personalidade de seu selo. Algumas delas são:

  • qual o sexo da sua marca? Por que?
  • qual o estilo de música favorito dela?
  • como ela gosta de se vestir?
  • quem são os melhores amigos dela?
  • qual o programa que ela mais gosta?
  • qual o filme predileto?
  • com quem a sua marca sairia para conversar se pudesse? Por que?

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Trate sua marca como uma pessoa e realmente a entenda, abrace e saiba como ela fala. Entenda, de fato, o DNA dela. Criar um tom de voz condizente com o posicionamento apontado na estratégia de branding é algo imprescindível e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de diversas ações.

Crie autoridade

Criar autoridade para a sua marca é algo que não será feito do dia para a noite. Portanto, prepare-se para se esforçar de todas as maneiras!

Autoridade é o conceito que define, basicamente, como as pessoas entendem sua marca no sentido de conhecimento da informação que divulga. Ou seja: se você sempre traz ideias novas, conteúdos relevantes e corretos, com boa didática e um claro domínio do assunto, sua marca será vista como uma autoridade no assunto, entende?

Para gerar autoridade, o principal método é trabalhar bem o marketing de conteúdo. Dessa maneira, sua marca poderá ser conhecida e compreendida por meio de informações. Entretanto, além de um bom conteúdo tanto em blog quanto em redes sociais, por exemplo, a autoridade também vem de como a marca se apresenta em seus lançamentos.

Se não há uma seriedade quanto à cultura imposta pelo branding ou não existe, claramente, uma linha de pensamento na hora de apresentar os produtos, a marca, ainda que tenha os melhores conteúdos, perderá totalmente sua autoridade no assunto, pois demonstrará imaturidade.

Sempre se atenha aquilo que você deseja passar adiante, e também leve em conta que seu público também tem um perfil. Se a sua gestão de marca não conhecer seu público e errar na hora de definir os pontos principais, sem base na segmentação, provavelmente você terá problemas para gerar autoridade. Portanto, cuidado!

Conclusão

Imagem de um computador com gráficos e o título "estratégia de marketing"

Uma estratégia de branding bem feita faz toda a diferença na hora de vender seus lançamentos, principalmente quando falamos do mercado imobiliário, que é extremamente competitivo.

Levar sua marca ao top of mind (primeira a ser pensada pelo cliente quando o assunto é o seu segmento) do público é algo que exige trabalho e muito conhecimento não só sobre a marca, mas também sobre o mercado. Por isso, faça benchmarkings constantes e aproveite as informações da melhor maneira para que sua marca esteja em primeiro lugar sempre.

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