Carreira Construtora Corretor Marketing

Entenda o mercado imobiliário com ajuda de filmes e séries

homem de costas sentado assistindo tv

Filmes e séries estão muito presentes no cotidiano dos consumidores, incluindo do mercado imobiliário, algumas produções criam roteiros que retratam situações que servem de aprendizado para lidar com o cliente.

Filmes e séries que permitem entender o consumidor do mercado imobiliário

mãos femininas segurando claquete

Por sua versatilidade, o mercado imobiliário é retratado em histórias que, ainda que não diretamente ligadas às operações com imóveis, podem detalhar aspectos de linguagem e vendas ou atendimento ao cliente, por exemplo. Por esse motivo, é possível aprender sobre o consumidor ao assistir filmes e séries.

Pegue a pipoca e confira conosco uma seleção que você precisa assistir!

Séries

Seriados são um terreno fértil para a criação de roteiro, principalmente porque tratam-se de uma sequência de episódios que exploram temáticas distintas, seguindo ou não uma história principal.

Pelo fato de o mercado imobiliário e seus clientes estarem em constante renovação, apostar em algo que permite trazer tantas visões e acontecimentos diferentes é uma ideia, muitas vezes, vantajosa. Confira as sugestões:

  1. Modern Family

elenco principal Modern Family

Modern Family conta as divertidas histórias de uma mesma família. São três casais principais e todos os seus filhos, netos, entre outros membros.

Narrado como em um documentário extremamente bem humorado, com detalhes que simulam entrevistas com os integrantes da família. Porém, para os profissionais do mercado imobiliário, um personagem se destaca: Phil Dunphy.

Casado com Claire, Phil é um corretor de imóveis que esbanja simpatia e representa o espírito que se deve ter ao seguir a profissão. Ele ama o que faz e nunca desiste, mesmo após fracassar muitas vezes ao longo da série.

Focado, sempre tenta entregar o melhor para seus clientes, com uma filosofia própria de pensamento e trabalho.

Phil inventa sempre que possível, novas maneiras de promover seus serviços e os imóveis à venda, com uso de mídias diferenciadas e personalidade em anúncios e ações.

Se existe um personagem em que todo corretor de imóveis deveria se espelhar, esse alguém é Phil Dunphy!

  1. Lie to Me

Elenco principal seriado Lie to Me

Lie to Me conta a história do Dr. Cal Lightman, especialista em leitura do corpo e ações baseado em micro-expressões em situações variadas. A série explica, muitas vezes, detalhes sobre o que interpretar da linguagem corporal dos seus clientes e entender melhor o que eles querem dizer, sem que digam.

Isso é essencial para um profissional do mercado imobiliário, pois é uma oportunidade saber o que o cliente acha, por exemplo, em uma visita a um imóvel com um corretor, mesmo que ele esteja quieto. Assim é possível se antecipar e garantir uma boa impressão sobre o atendimento.

Com sua expertise, o Dr. Cal identifica mentiras e outros sentimentos observando o corpo das pessoas, pois muitas vezes nem elas mesmas estão certas do que realmente desejam ou pensam no momento. É papel do corretor, identificar as reações e saber como trabalhá-las para evitar objeções e perdas de vendas.

  1. Grey’s Anatomy

Elenco principal seriado Greys Anatomy

A série conta o dia a dia dos médicos no hospital Seattle Grace, e mistura os desafios da profissão com conflitos pessoais dos doutores de diferentes especialidades. Os pacientes chegam ao local e a história deles passa a ser parte do todo, mostrando o envolvimento que o profissional deve ter com quem está atendendo.

Quem trabalha no mercado imobiliário pode se valer dos ensinamentos da série principalmente no que diz respeito à empatia que se deve ter com clientes. Em Grey’s Anatomy há muito cuidado ao compreender as necessidades dos pacientes, bem como um corretor precisa entender claramente o que um cliente espera de um imóvel.

É importante, assim como em um hospital, que um profissional do setor imobiliário faça seu cliente se sentir bem o tempo todo, aplicando sua expertise a fim de acalmá-lo e mostrar que ele pode ter confiança em suas palavras e sugestões.

No Agente Imóvel, levamos a um alto nível de importância a necessidade de entender nosso cliente. Por isso definimos as personas de maneira precisa, o que nos permite trabalhar oferecendo sempre o imóvel mais alinhado ao que o consumidor espera naquele momento.

Filmes

Bem como as séries, os filmes aproveitam a simpatia entre as pessoas e o ramo para construir boas ideias. A vantagem, no caso de um longa metragem, é a possibilidade de aprofundar mais o assunto e criar uma narrativa impactante em menos tempo.

Isso pode gerar um aprendizado mais intenso, com personagens dedicados a resolver um ou dois problemas principais, fugindo da enorme quantidade de situações propostas em uma série.

  1. A Grande Aposta

Seriado principal filme A Grande Aposta

O filme conta a história de Michael Burry, empresário que decide investir uma alta quantia na possibilidade de o sistema imobiliário americano quebrar em pouco tempo. Apesar de isso gerar certa repercussão negativa, mais pessoas passam a acreditar nisso e o investimento contra o o setor se tornar um produto altamente valorizado.

Quanto um corretor passa a oferecê-lo como uma de suas opções para clientes, os iniciantes na bolsa enxergam como uma oportunidade e começam a questionar figurões de Wall Street para ter certeza que aquela realmente é a chance de suas vidas.

É fato que dificilmente a possibilidade de investir contra o sistema existiria no Brasil, entretanto, quando o assunto é aproveitar tendências do mercado para fazer investimentos, é possível tirar bons insights.

Não existem investimentos 100% seguros, é claro, mas ter uma boa noção de como o mercado se comporta é essencial para apostar, ao menos, com mais chances de garantir um retorno positivo.

Nas página de vendas do Agente Imóvel tanto para imóveis prontos ou lançamentos, contamos com detalhes sobre estatísticas e tendências. Lá, o consumidor e o profissional encontram informações detalhadas da propriedade que podem fazer a diferença na hora de decidir um próximo investimento!

  1. O Lobo de Wall Street

Leonard Di Caprio no filme O Lobo de Wall Street

Jordan Belfort é um corretor imobiliário que, logo após começar a trabalhar no ramo não consegue seguir na empresa por causa de uma falência. Diante disso, Belfort passa a buscar outras oportunidades no mercado financeiro, e quando encontra, seu estilo agressivo lhe rende milhões, o que permite que ele abra outra empresa, a Stratton Oakmont.

Logo que atinge o sucesso, Belfort passa a agir de forma ilegal, lavar dinheiro e se envolver com o tráfico, fazendo-o passar de um corretor invejável para foragido da polícia em poucos anos.

Apesar dos escândalos com fraudes e lavagem de dinheiro, há muito para tirar da história, principalmente ao levar em conta o estilo de Belfort ao vender, que com certeza faz com que um profissional do mercado imobiliário com perfil hunter, se sinta em casa devido ao modo agressivo de negociação.

Belfort não só persistiu em sua carreira quando tudo parecia destruído, mas também nunca desistiu de vender nada, nem que fosse uma pequena caneta. É como ele mesmo dizia: “Ninguém desliga o telefone até que o cliente compre ou morra!”

Esse é o espírito no mercado imobiliário. Persistir sempre e aprender mais todos os dias.

  1. Sucesso a Qualquer Preço

Elenco principal filme Sucesso a Qualquer Preço

Fonte da imagem: nosbastidores.com.br

O filme mostra o cotidiano de quatro corretores de uma imobiliária praticamente quebrada. Ao receberem um desafio de terminar o mês entre os principais vendedores, os quatro precisam driblar problemas como os terrenos imprestáveis disponíveis para negociação, as fichas com informações ultrapassadas e todas as questões internas de uma firma sem nenhuma estrutura. Tudo para vender sem perder o emprego.

Para quem está passando todos os dias por desafios atuando ou com o time comercial de sua construtora, é uma ótima ideia conhecer a história como exemplo de motivação. Independente das condições, sempre é possível fechar negócio e fazer boas vendas, ainda que em um ambiente extremamente competitivo.

Gostou do artigo? Quer conhecer mais sobre marketing imobiliário para construtoras? Acesse e entenda como lucrar mais no mercado de lançamentos imobiliários

Acompanhe as informações úteis para gestores e todo time de vendas.

Entenda o mercado imobiliário com ajuda de filmes e séries
5 (100%) 1 voto