Construtora Mercado

Muito além do bitcoin: conheça as criptomoedas do mercado imobiliário

Bitcoin sob a tela de uma computado ao lado de uma chave e cadeado

Entre altos e baixos, as criptomoedas ganharam muita força nos últimos anos, e passaram a ser uma nova forma de investimento, classificada entre as melhores opções por muitos investidores

Entre altos e baixos, as criptomoedas ganharam muita força nos últimos anos, e passaram a ser uma nova forma de investimento, classificada entre as melhores opções por muitos investidores

Com uma arquitetura de investimento, transação financeira e liquidez relativamente complexa, o conceito de moeda virtual passou a ser cada vez mais presente em diversos segmentos, e seu valor, por vezes, excedia o imaginável para aquilo que seriam simples dados em uma máquina.

Tudo começou em 2008, com o bitcoin, e depois o conceito se espalhou e gerou outras moedas, cada uma com seu valor agregado e especificidades.

É sobre isso que falaremos neste artigo!

O blockchain

criptomoedas variadas

Para descentralizar a moeda no campo político, era necessário tirar das mãos de uma pequena parcela a confirmação e as afirmações contratuais em termos de transações financeiras feitas com as criptomoedas.

|Gestão de marca: estratégias de branding para construtoras|

|Marketing de conteúdo na geração de leads para construtora|

Dessa forma surgiu o blockchain, que nada mais é do que um “livro” virtual que registra todas as transferências feitas com as criptomoedas, e é aberto a todos que fazem parte do circuito financeiro envolvendo-as. Dados como a identificação da carteira, qual moeda foi utilizada e os valores são acessíveis por todos os participantes do blockchain, e são eles que atestam, de fato, se aquilo ali deveria ser feito ou não.

Assim, não há uma concentração do controle na mão de instituições financeiras gigantescas, que valham milhões de dólares, mas sim sob a responsabilidade de quem realmente investe e utiliza as criptomoedas e movimenta o mercado.

Quais são as principais criptomoedas utilizadas no mercado imobiliário?

Moedas e uma nota de euro que formam uma casa

 

Muito do valor desembolsado na compra de um imóvel envolve taxas e impostos relacionados às instituições financeiras que realizam o financiamento. Para evitar isso, as criptomoedas se mostram uma boa opção.

Inclusive, este mercado se adaptou tão bem às moedas digitais que algumas delas passaram a funcionar exclusivamente para atender às necessidades desse tipo de investidor.

Abaixo você confere as criptomoedas usados no mercado imobiliário:

Bitcoin

Uma bitcoin

A mais conhecida delas, a bitcoin já é usada no Brasil a mais de 2 anos.

Por não ser ligado a bancos ou outros tipos de instituição, as transações feitas com bitcoins representam um bom potencial de economia para quem quer realizar movimentações financeiras imobiliárias.

Pensando nisso, desde 2016 só cresce o número de parcerias entre as exchanges (empresas negociadoras da criptomoeda) e imobiliárias, oferecendo até mesmo descontos nas transações feitas com uso da moeda. Essa tendência está, claramente, longe de acabar e é maior e mais evidente a cada dia.

A construtora Tecnisa, a Baggio Imóveis de Curitiba, a My Broker de Goiânia e muitas outras já utilizam a bitcoin em suas transações.

Dynasty (D¥N)

5 torres de moedas crescente com casas no topo.

Criada na Suíça, mas por brasileiros, a Dynasty nasceu por meio de um projeto que tinha como objetivo trazer mais garantias de liquidez para o investidor e também mais segurança na hora das transações.

A ideia da Dynasty é criar um paralelo mais claro entre o universo do blockchain, digital, e das criptomoedas, e o mundo real, principalmente no mercado imobiliário. Ela seria usada para aquisição de ativos pelo mundo todo, e seu preço seria regulado pelo destes imóveis.

Isso dá mais garantia para o investidor pois não se trata somente de uma regulação de valor por meio das transações, como era com o bitcoin, mas sim com base em algo concreto, real, que são os bens imobiliários.

Além disso, há também um detalhe burocrático a mais, relacionado ao mercado suíço, que faz com que a compra dos tokens da Dynasty seja um pouco mais delicada, porém mais segura. Trata-se da necessidade de preenchimento de um formulário digital, que será encaminhado para uma análise de perfil e de recursos antes da liberação do valor em tokens.

ImobCoin

Esta é a mais nova aposta do mercado imobiliário. Já com as facilidade burocráticas e a redução nas taxas de transações entre imoveis. Essa moeda também possui cashback, conceito que já é muito usados em bancos digitais e aplicativos de pagamento.

Seus desenvolvedores afirmam que além do blockchain, a criptomoeda do mercado imobiliário possui smartcontracts, tecnologia que concentra uma rede de computadores para registrar transações e criar contratos inteligentes.

A ImobCoin pode ser usada para tanto para compra e vende, quanto para locação de imóveis. Além de depósitos cauções e distribuição de ROI entre incorporadores e construtoras.

Se você gostou do conteúdo, outros textos sobre o mercado imobiliário você encontra aqui.

Botão com texto anuncie com o Agente Imóvel receba hot leads