Uncategorized

Além dos Números: A Influência Cultural nos Preços do Mercado Imobiliário

Entenda como funciona o impacto cultural no preço de imóveis e descubra a melhor forma de aumentar valores imobiliários com base na diversidade da região.

Ao buscar entender mais sobre imóveis e modos de avaliação, é bem provável que você pense primeiro em aspectos mais óbvios, como a economia, as taxas de juros, o estado de conservação do local, a geolocalização… Mas, você sabia que cultura e mercado imobiliário têm uma relação, também?

Quando se fala de localização, não se trata apenas de ruas asfaltadas, lugares de fácil acesso via transporte ou locais seguros para se viver. Também é preciso considerar a diversidade cultural em preços de imóveis.

Relação entre cultura e mercado imobiliário

A análise cultural do mercado imobiliário revela que os valores dos imóveis também são moldados por uma variedade de fatores relacionados à história, tradições, importância para a região e diversidade. Conheça os principais aspectos relacionados a isso!

Bairros tradicionais

Em áreas onde há uma forte preservação de patrimônio cultural, os preços tendem a ser mais elevados devido à valorização da história e da tradição.

Isso geralmente ocorre em grandes cidades, uma vez que, devido aos anos desde sua fundação, enxergaram ao longo da história diferentes grupos se instalando na região até que alguns deles criaram raízes e fortaleceram as ruas com seus costumes.

Cidades com muitos bairros valorizados, como São Paulo, por exemplo, encontrarão regiões relacionadas a imigrantes italianos ou japoneses, por exemplo. Pequenas vilas onde viviam operários, pensões, primeiros estabelecimentos construídos costumam ter o valor simbólico pela importância do local agregado, causando um grande impacto cultural no preço dos imóveis.

Valores imobiliários e cultura acessível na região

A cultura e o mercado imobiliário também andam lado a lado por conta da variedade disponível no local. A proximidade com instituições culturais, como teatros, museus e galerias de arte, pode valorizar uma região. Inclusive, até mesmo iniciativas gastronômicas, como restaurantes de comidas típicas de outras regiões do país e do mundo também são considerados pontos importantes.

Além disso, lugares que foram importantes para a história de uma cidade, como edifícios governamentais antigos, igrejas ou monumentos, também tendem a valorizar os imóveis em suas proximidades. 

Em geral, tanto compradores como inquilinos valorizam essa riqueza na região, pois isso significa que terão um lugar agradável para viver, onde é possível ter opções de lazer sem se deslocar para outros bairros.

Ou seja: quanto maior a diversidade cultural, maiores os preços dos imóveis.

Impacto cultural no preço imóveis históricos

Cultura e mercado imobiliário são aspectos que se entrelaçam, também, quando se fala de imóveis que possuem estilos arquitetônicos específicos, como os coloniais que costumam estar em centros de cidades mais antigas, ou então os que refletem influências culturais diversas dependendo da região e do período em que foram construídos.

O mesmo pode ocorrer com residências que pertenceram a figuras importantes ou foram cenários de momentos marcantes da região. Em alguns casos, elas também são promovidas a patrimônio e, além de marcar a relação entre valores imobiliários e cultura, também pode exigir níveis de preservação de sua estrutura.

A preservação desses patrimônios históricos não apenas mantém viva a memória cultural de uma comunidade, mas também pode impulsionar a demanda por propriedades próximas, elevando seus preços.

 

Após acompanhar essa análise cultural do mercado imobiliário, veja outros pontos que irão ajudar — ou não! — na valorização do seu imóvel.