Índice
Um corretor imobiliário deve sempre levar em consideração as peculiaridades de cada tipo de propriedade. A avaliação de imóveis rurais, por exemplo, é uma tarefa complexa que requer a análise de múltiplos fatores que não correspondem ao setor urbano.
Continue lendo para entender os desafios desse segmento imobiliário.
Fatores que Influenciam a Avaliação de Imóveis Rurais
A avaliação de imóveis rurais sempre precisa levar em consideração que a maioria desses espaços não servem simplesmente para moradia, assim como não são efetivamente comerciais.
A particularidade de propriedades no campo requer que os corretores levem em consideração uma série de fatores, como por exemplo:
Localização geográfica
A proximidade de centros urbanos, a acessibilidade à infraestrutura e serviços, e a qualidade do acesso rodoviário são alguns dos fatores que influenciam o valor do imóvel rural.
Afinal, apesar da localização ser em áreas de campo, é preciso garantir que os moradores e trabalhadores da propriedade consigam transitar para outros lugares, além de facilitar o transporte de insumos e da produção para os seus fornecedores.
Características do solo e topografia
A fertilidade do solo, sua composição e capacidade de uso, assim como a topografia do terreno, influenciam diretamente a viabilidade e valorização do imóvel.
Lugares montanhosos, por exemplo, podem precisar de algumas obras de nivelação para a construção de uma propriedade ou realização de cultivo, por exemplo.
Infraestrutura e benfeitorias
A presença de benfeitorias como casas, galpões, sistemas de irrigação, cercas e estradas internas agregam valor ao imóvel, enquanto sua condição e qualidade afetam a avaliação.
O novo comprador levará em conta se precisará começar do zero seu projeto de produção agrícola, ou se o espaço já conta com alguma estrutura para isso.
Considerações Ambientais e Sustentáveis na Avaliação Rural
A crescente preocupação com a sustentabilidade em imóveis rurais têm um impacto significativo na avaliação, já que lugares ecologicamente corretos também trazem impactos positivos para a produção.
Áreas de preservação permanente, reserva legal e práticas agrícolas sustentáveis são avaliadas positivamente, refletindo o compromisso com a conservação ambiental. Por outro lado, é preciso considerar que lugares como esses precisam de respeito com as regras estabelecidas pela área, de modo que não são todos os tipos de obras e projetos que podem ser realizados naquela propriedade.
Imóveis que atendem a certificações ambientais, como o selo orgânico ou práticas de agricultura sustentável, podem ter seu valor aumentado devido à demanda por produtos sustentáveis. É o caso de propriedades com produção que utilizam geradores solares para impulsionar a energia do local e evitar o uso de eletricidade, por exemplo.
O Potencial Agrícola e a Valorização de Imóveis Rurais
Outro dos fatores que influenciam a avaliação rural é o potencial agrícola do espaço, que nada mais é do que a versatilidade do solo em relação às possibilidades de produção, cultivo e colheita naquele local.
A capacidade do solo para suportar diferentes tipos de cultivo, a produtividade histórica e potencial futura e a demanda por determinados produtos agrícolas, bem como tendências de mercado, podem influenciar diretamente o valor do imóvel rural.Está começando a entender sobre avaliação de imóveis rurais? Conheça as metodologias tradicionais e tecnológicas que podem ajudar a definir o valor de uma propriedade.