Financiamento

Desmistificando Termos do Financiamento Imobiliário: Glossário para Entender Melhor

Acesse este glossário de termos do financiamento imobiliário para entender o que significam estas expressões e não tenha mais dúvidas durante o processo.

Se essa é a sua primeira vez procurando crédito para adquirir uma propriedade, é bem provável que alguns termos do financiamento imobiliário estejam te deixando confuso, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um glossário para que você possa entender melhor as expressões mais utilizadas nessa área.

Alienação

A transferência legal da propriedade de um imóvel de uma parte para outra. Ocorre quando o devedor (comprador) transmite os direitos de propriedade do imóvel para o credor (instituição financeira) como garantia pelo empréstimo concedido. 

Em caso de inadimplência, o credor tem o direito legal de tomar posse do imóvel através de processos específicos estabelecidos por lei, visando recuperar o valor emprestado. 

Amortização

O processo de pagamento do principal do empréstimo ao longo do tempo, geralmente em parcelas mensais. À medida que a amortização ocorre, o saldo do principal diminui.

Composição de Renda

Um termo utilizado no contexto de financiamento imobiliário para descrever a prática de combinar a renda de duas ou mais pessoas para aumentar o poder de compra e obter um empréstimo maior ou mais favorável. 

Crédito

No contexto do financiamento imobiliário, crédito refere-se à quantia em dinheiro concedida por uma instituição para a compra de um imóvel. Esse montante é geralmente reembolsado ao longo do tempo, conforme acordado em um contrato de empréstimo, e inclui os juros.                                                    

Entrada

O valor inicial pago pelo comprador ao adquirir um imóvel por meio de financiamento. Também conhecida como “entrada” ou “pagamento inicial”, essa quantia é subtraída do valor total do imóvel e influencia diretamente no montante do empréstimo necessário. Normalmente, é expressa como uma porcentagem do preço de compra do imóvel.

Escritura

Um documento legal que formaliza a transferência de propriedade de um imóvel de uma parte para outra. Geralmente elaborada e registrada em um cartório de registro de imóveis e serve como prova definitiva de propriedade. 

Ela contém informações detalhadas sobre o imóvel, incluindo sua localização, dimensões, limitações legais, e os nomes e informações de contato das partes envolvidas na transação. 

FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Um benefício social e trabalhista criado pelo governo brasileiro com o objetivo de proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. O saldo do FGTS pode ser utilizado como entrada ou para abater parte das prestações do empréstimo, proporcionando uma redução no valor das parcelas ou no montante financiado. 

Minha Casa Minha Vida (MCMV):

Um programa do governo federal brasileiro criado para facilitar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. O Minha Casa Minha Vida oferece subsídios, financiamentos com juros subsidiados e incentivos fiscais para viabilizar a aquisição da casa própria, sendo dividido em diferentes faixas de renda, com critérios específicos de elegibilidade e condições variadas. 

Taxa de Juros

A porcentagem do saldo do principal que o mutuário paga como juros ao credor durante um determinado período de tempo. Pode ser fixa (permanece constante ao longo do prazo do empréstimo) ou variável (pode mudar de acordo com as condições do mercado).

Taxa de Obra

Uma taxa adicional que pode ser aplicada em alguns tipos de financiamentos imobiliários para cobrir os custos de construção ou reforma do imóvel. Esta taxa é geralmente incorporada ao valor total do empréstimo e é destinada a financiar as despesas associadas à execução de obras, como construção de novas estruturas, renovações, reparos ou melhorias. 

Para continuar entendendo sobre o universo do financiamento imobiliário, agora veja quais documentos você precisa apresentar para solicitar crédito.