Financiamento

Guiando o Seu Caminho: Entenda os Processos e Documentos no Financiamento Imobiliário

Entenda qual a relação de documentos no financiamento imobiliário que são requisitos para adquirir o seu crédito para compra de um imóvel.

Iniciar o processo de compra de um imóvel pode ser confuso, principalmente para quem está passando por isso pela primeira vez. É preciso, por exemplo, prestar bastante atenção nos documentos do financiamento imobiliário, uma vez que são vários tipos de comprovação pedidos em diferentes etapas para finalizar a compra.

Para saber tudo o que irá necessitar e em qual momento apresentar cada comprovante, continue lendo.

Quais são os documentos para financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário envolve uma série de etapas, incluindo a análise de crédito, a obtenção de uma pré-aprovação, a busca por uma propriedade, a avaliação da propriedade, a assinatura do contrato de financiamento e a conclusão da compra. 

Cada uma dessas fases requer uma série de documentação diferente, como comprovantes de renda, extratos bancários, documentos de identificação e informações sobre a propriedade em questão.

Veja quais documentos para financiamento imobiliário você irá necessitar:

1. Análise de crédito 

Nessa etapa, a instituição irá avaliar se você está apto para receber um crédito. Será necessário provar que você não tem dívidas pendentes e, também, não apresenta um risco de inadimplência para o banco.

Será necessário mostrar:

  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento ou de estado civil;
  • Certidão conjunta de débitos de tributos federais;
  • Comprovante de renda atualizado (Holerites, Extratos bancários, Declaração de Imposto de Renda)
  • Comprovante de residência.

2. Avaliação de propriedade

Aqui, a instituição irá avaliar se o imóvel é compatível com o valor de crédito que foi liberado para o solicitante.

É importante mostrar:

  • Planta; 
  • Caderneta predial; 
  • Certidão de teor da Conservatória; 
  • Licença de habitação/utilização.

3. Assinatura do contrato de financiamento

Com o crédito liberado, ainda é preciso resolver alguns trâmites para avançar o processo de compra. Então, o banco precisa receber:

  • Comprovante de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Comprovante de pagamento das taxas de matrícula do imóvel no cartório.

4. Compra do imóvel

Você deverá apresentar os documentos relacionados a dados pessoais já mencionados, assim como o comprovante do financiamento realizado. 

Além disso, caso parte do pagamento seja feito com o seu FGTS, é preciso mostrar:

  • Cópias Autenticadas das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Extrato da conta FGTS dos últimos dois anos;
  • Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo.

Documentos para financiamento imobiliário 

Em geral, esse é o padrão de documentação exigida para realizar um financiamento imobiliário. Porém, vale a pena procurar as orientações específicas de acordo com a instituição financeira que pretende utilizar para comprar um imóvel.

É importante se atentar às diferenças de solicitações de banco para banco. O Itaú, por exemplo, também pede um atestado de saúde do comprador. 

Outro banco bastante procurado para realizar esse tipo de transação é o Santander. A instituição também disponibiliza uma relação de documentos que deve ser apresentada para solicitar o financiamento.

Não sabe qual escolher? Nossos especialistas da Agente Imóvel cuidam de toda parte burocrática para que você não se preocupe! Faça sua simulação agora.