Comprador Financiamento

Quero usar FGTS para comprar um imóvel na planta. É possível?

Encima da mesa: uma casa em miniatura, torres de moedas, um molho de chaves e um cofre de porquinho.

Se você pretende comprar um imóvel na planta e pensa em usar o saldo da sua conta vinculada do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como entrada ou pagamento de parcelas, não desista quando te disserem que a  legislação não lhe permite dispor dos recursos.

Após tomar a decisão de comprar um imóvel na planta, você deve se preparar para arcar com pagamentos que variam de 20% a 30% do valor do empreendimento até ele ficar pronto. Se você não tiver condições de assumir esse compromisso, seu saldo no FGTS pode cobrir boa parte do valor, basta encontrar construtoras dispostas a fazer um acordo para incluir o seu saldo previamente na negociação ou optar por imóveis Minha Casa Minha Vida.

Em outras palavras, você pode usar seu saldo você pode, na compra do imóvel na planta, acertar com a construtora o uso do FGTS para comprar um imóvel na planta.

Como usar o usar FGTS para comprar um imóvel na planta?

Homem segurando uma casa em miniatura e uma chave. Sobre a mesa: papeis, uma caneta e uma calculadora.

 De posse de um extrato com o saldo de sua conta do FGTS, você pode firmar com a construtora um contrato particular onde vai se comprometer a utilizar esse saldo para pagamento de parte da entrada do imóvel.

Como a construtora só poderá dispor do saldo em sua conta quando o imóvel estiver pronto, ela fará uma espécie de  “financiamento” para você dar como parte da entrada do imóvel. Algo que deve estar amortizado até a entrega das chaves.

Geralmente, esse financiamento gira em torno de 50% do valor da entrada, ou seja, seu saldo no FGTS deve cobrir pelo menos a metade das parcelas até a entrega das chaves. A outra metade você pagaria normalmente. As construtoras ainda costumam exigir, junto ao contrato, outras garantias para o pagamento dessa diferença, como notas promissórias, veículos ou até mesmo outro imóvel para o caso de alguma dificuldade de liberação do FGTS quando o imóvel ficar pronto. Além de cobrar juros sobre o valor financiando.

O uso do FGTS no programa Minha Casa Minha Vida

Casal desfocado segurando chaves

Para fazer uso Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em imóveis da modalidade Minha Casa Minha Vida é mais simples, pois tal benefício é regularizado por lei. Porém existem algumas regras que devem ser seguidas:

  1. Não possui nenhum outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  2. Não ter feito uso FGTS para compra de imóvel ou abatimento de dívidas nos últimos 5 anos;
  3. Você precisa estar, no minimo, 3 anos (36 meses) atuando sob o regime do FGTS. A soma desses 36 meses podem ser em períodos ou empresas diferentes.

Porém é necessário estar ciente de qual faixas de renda familiar você se encontra (confira aqui).

Como consultar o saldo do FGTS?

Pessoa usando o notebook

Para você que está procurando um imóvel na planta mas ainda não sabe se vai conseguir arcar com as parcelas da entrada, vamos te ajudar a verificar como consultar o saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Lembrando que o programa Minha Casa Minha Vida possui “composição de renda”, ou seja você pode somar as rendas das pessoas que iram arcar com o financiamento com você, isso também vale para o saldo do FGTS. E você ainda pode somar tais valores com até 3 pessoas sem nenhum grau de parentesco.

Para consultar o saldo basta:

  • Acessar este link;
  • Colocar o número do seu NIS ou CPF e senha (caso não tenha senha, clique em “cadastrar/ esqueci senha”);
  • Ler o regulamento e clicar em “aceito”;
  • Preencher os campos com seus dados pessoais;
  • Crie sua senha e você voltará a página de login;
  • Preencha seu login e senha e clique em “acessar”.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre o programa Minha Casa Minha Vida? Se inscreva no botão abaixo!

Maratona Minha Casa Minha Vida: Sua casa em 5 dias