Uncategorized

Desafios do mercado imobiliário 2024

O que esperar do futuro dos investimentos em imóveis? Veja o panorama do mercado imobiliário em 2024 e descubra os principais desafios e oportunidades.

Você sabe qual o panorama do mercado imobiliário em 2024? Após passar por diversas transformações nos últimos anos, é possível começar a traçar algumas ideias de tendências para o futuro do setor.

Leia essa breve análise do mercado imobiliário atual e saiba quais são os pontos fortes e fracos dessa nova etapa de investimentos.

Desafios do mercado imobiliário

Cada vez mais surgem novas necessidades demográficas — e, para cumprir com as perspectivas do mercado imobiliário de crescimento, é preciso acompanhá-las.

De acordo com o IBGE, cerca de 15% das moradias brasileiras são compostas por apenas um morador. Isso significa que muitas pessoas estão vivendo sozinhas, e que imóveis com muitos cômodos passam a não ser tão interessantes, principalmente porque contam com um valor elevado para um único habitante.

Pensando nisso, construtoras estão investindo em plantas que atendem a esse público: além dos populares estúdios, também existem opções com um único dormitório, ou com dois, sendo um deles bastante reduzido, projetado para virar um escritório, um quarto de visitas ou um espaço para guardar itens.

Outro dos desafios do mercado imobiliário é a adaptação à realidade do trabalho remoto. Impulsionadas pela pandemia, muitas pessoas encontraram nesse modelo uma nova forma de vida. Porém, elas precisam de espaço para se concentrar e evitar dividir seu “escritório” em casa com outros cômodos, como quarto ou sala.

Oportunidades de investimento imobiliário

Com o fim da pandemia e uma queda considerável na taxa Selic — a base utilizada para financiamentos imobiliários no Brasil —, houve um aumento na procura por investimentos em imóveis.

Um levantamento da Brain Inteligência Estratégica mostra que essa é uma tendência que veio para se consolidar no panorama do mercado imobiliário em 2024: segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros estão com intenção de compra.

O cenário é favorável tanto para quem está procurando a casa própria — já que a taxa de juros e as opções de financiamento estão mais facilitadas — quanto para proprietários que querem vender, uma vez que essas condições fazem com que aumentem as ofertas de compradores para o seu imóvel.

Também crescem oportunidades de investimento imobiliário longe de grandes centros urbanos: com a possibilidade de trabalhar de casa, muitos não enxergam necessidade de trabalhar em bairros centrais ou mesmo nas capitais do país.

Panorama mercado imobiliário para 2024

Uma análise do mercado imobiliário também mostra que existe uma crescente busca por sustentabilidade. Tecnologias relacionadas à redução de consumo de água e energia, por exemplo, podem ser um diferencial para quem deseja se consolidar no ramo.

A facilitação de programas habitacionais, em especial para a aquisição do primeiro imóvel, também atrai uma impressão bastante positiva tanto para investidores quanto para interessados em obter a casa própria. Esse tipo de movimento atrai, principalmente, jovens que estão iniciando sua família ou uma vida mais independente.

No geral, as perspectivas do mercado imobiliário no Brasil para 2024 são bastante otimistas — o que mostra que esse é o momento ideal para começar a investir no setor.

E, para não perder nada do que está acontecendo no univeso dos imóveis, continue lendo o blog Agente Imóvel e mantenha-se atualizado.

 

Tabela de preços de avaliação de imóveis:

Ver mais em SP 

Ver mais em RJ 

Ver mais em RS 

Ver mais em MG 

Ver mais em BA 

Ver mais em SC 

Ver mais em PR