Apartamento para alugar por R$ 1.650

Rua Ibatiba, Vila Metalúrgica, Santo André, SP

  • 2 dorm(s)
  • 60
  • 1 vaga(s)

Apartamento com 2 dormitórios, 1 vaga de garagem, 60m, condomínio fechado com lazer completo, possui planejados na cozinha, ao lado da COOP, ótima localização. Agende sua visita!
“O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas”.
Paulo Coelho.


Origem e resgate histórico
Por volta de 1925, o bairro Vila Splendor (antigo nome da Vila Metalúrgica) foi povoado, a partir dos primeiros loteamentos, feitos por Camilo Pedutti. As informações são citadas por Iberê Luiz Di Tizio, em sua tese: "Santo André causa toponímica na denominação de seus bairros", apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP (Universidade de São Paulo), em 2009.
Como surgiu o nome?
É provável que a denominação toponímica esteja relacionada ao aumento de migrantes operários que se estabeleceram no bairro. Dessa forma, Pedutti optou pela mudança no nome do bairro, nos anos 30.
Primeiros moradores e habitação
Por volta da década de 30, migrantes objetivados a trabalharem nas empresas da região se instalaram no bairro. Houve chegada de trabalhadores de toda a região do ABC, do Estado de São Paulo, além de outros Estados brasileiros.
Loteamentos no bairro
Como os terrenos continham características como áreas alagadiças e insalubres, o loteador buscou vender lotes a indústrias que se instalaram na região. As informações constam na obra de Ademir Medici intitulada: "Migração, Urbanismo e Cidadania: a história de Santo André contada por seus personagens".
Dados atuais
O bairro Vila Metalúrgica possui cerca de 11.470 habitantes, segundo dados do anuário de 2015, realizado pela Prefeitura de Santo André, com base em informações do ano de 2014. O levantamento apurou resultados socioeconômicos e populacionais sobre os bairros da cidade em um levantamento extenso.
O bairro ainda possui aproximadamente 3.909 domicílios particulares permanentes ocupados, conforme informações disponibilizadas no anuário municipal.
Quanto às informações socioeconômicas, a renda mensal média familiar (per capita) registrada no documento é de R$ 1.639,10. Lembrando ainda que o valor é obtido por meio da quantidade do rendimento individual de cada membro da família e, dessa forma, o resultado é dividido pela quantidade de todos os moradores da casa, incluindo também quem reside no imóvel, mas não conta com renda mensal.
O anuário ainda aponta as faixas etárias e respectivos índices populacionais observados, conforme os dados colhidos:
" Cerca de 1.990 habitantes (grupo de pessoas entre 20 a 29 anos);
" Cerca de 1.923 habitantes (grupo de pessoas entre 30 a 39 anos);
" Cerca de 1.887 habitantes (grupo de pessoas com 60 anos ou mais);
" Cerca de 1.638 habitantes (grupo de pessoas entre 40 a 49 anos);
" Cerca de 1...

*** Vide referências em www.colonia.com.br/referencias/bairros

Localização

Rua Ibatiba, , Vila Metalúrgica - SP

Navegue pelo mapa
Contatar

Entre em contato com o anunciante

Imóveis similares

x
x
x
x