Carreira Corretor Marketing

Dicas de interação com o comprador de imóveis

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Conteúdo de parceiro especialista: Edvaldo Corrêa –  edvaldocorrea.com.br

Nos últimos anos o setor imobiliário como um todo vem passando por profundas transformações, não apenas na parte comercial e de vendas, mas todo o mercado avançou bastante. Isso devido ao fato que a sociedade hoje tem mais liberdade, as pessoas disseminam conteúdo, distribuem informações.

O indivíduo quer ser presente e acaba utilizando muito a internet, sendo vista como uma fonte cada vez mais confiável. E também há o advento dos dispositivos móveis: ipads, smartphones e etc. Tudo acelerou o processo do diálogo, principalmente com a chegada de uma geração mais jovem e multitarefa, sempre correndo e conectada. Pessoas que apreciam comodidade e novidades, sem destacarmos ainda a questão da busca de relacionamento, o que gera conhecimento e experiência.

As empresas acabaram se adaptando, algumas mais rápido que outras. Mas as que se adaptaram, aos poucos começaram a investir no uso das ferramentas digitais, como mídias sociais para posicionar a marca e melhorar o relacionamento com os clientes e principalmente a prospecção.

Percebemos que os corretores também estão utilizando as ferramentas com bons resultados para geração de vendas e aos poucos o receio inicial do online vai se dissipando, o mercado vem evoluindo e temos vários casos de sucesso. Não apenas em geração de conteúdo, mas em vendas concretizadas e criação de rede de consumidores qualificados.

Óbvio que utilizar os canais exige bastante análise, o uso das redes sociais pede planejamento. É preciso uma clareza ao utilizar a internet para contribuir com resultados estratégicos. Interagir é importante, assim como sanar as dúvidas dos clientes, criar uma relação de confiança e credibilidade, identificar oportunidades entre esses contatos e principalmente começar a selecionar as informações mais privilegiadas para ampliar os negócios.

Todo o desenvolvimento da cultura que chamamos de ‘sócio tecnológica’, tem inúmeras vantagens, além de a aproximação com o público, se ganha relevância na internet e permite um feedback rápido e principalmente resultados com relação a otimização, buscando alcançar posição nos resultados na primeira pagina dos principais buscadores.

O Brasil já é o 4 pais no mundo em conexões, nas áreas urbanas quase metade da população está conectada a internet, e em tempo de navegação somos um dos lideres.

Hoje você percebe em plantões de vendas e mesmo em imobiliárias menores, que quando a empresa não faz investimento o próprio corretor investe em mídias e presença online. Afinal, ele sabe que ganha muito em termos de produtividade e competitividade.

Falando ainda sobre dados, o próprio Google revelou que 60% do processo da compra imobiliária é online, em pesquisa no Paraná, aponta que 82% das pessoas que procuram imóveis utilizam a internet.

Vou citar algumas dicas que percebo, podem dar bons resultados para o corretor.

Dicas para interagir com o público comprador de imóveis

 

  • E- mail marketing

Ainda existem criticas em relação ao e-mail marketing, mas percebo que utilizando boas ferramentas, realizando a manutenção da base e a utilizando no momento certo, sem ser invasivo. Você pode conseguir bons resultados e um índice de acerto interessante desde que monitore e acompanhe. Certamente o resultado virá.

Obviamente é preciso trazer benefícios dentro deste e-mail, como: descontos, promoções e conteúdo relevante. Além de buscar conhecer cada vez mais o contato com quem está se relacionando.

  • Gerar conteúdo

Para clientes ou para prospects, é essencial que você tenha um site e blog, trabalhe o conteúdo e seja otimizado. Existem ferramentas que você pode utilizar para ficar posicionado na primeira página dos buscadores, não necessariamente todo o site, mas alguns artigos, um vídeo ou uma apresentação. Para isso você pode utilizar o Google Analytics – ferramenta gratuita do Google – poderá mensurar o tempo de permanência, tempo de acesso e de onde vem o visitante. Dados que podem ajudá-lo a entender o perfil do cliente.

  • Apresentações

Uma outra sugestão interessante é a utilização do SlideShare. É um site para apresentações que oferece um bom resultado em termos de visualização.

Você, que tem um produto imobiliário, faça o teste! Coloque um dos de seus empreendimentos e veja como pode ser impressionante o resultado, isso se você tiver uma boa apresentação. Poderá até mesmo ficar na primeira página do Google.

  • Links patrocinados

Em seu trabalho como corretor de imóveis, pode utilizar o adwords e links patrocinados para conseguir bons resultados. O objetivo em geral, chamamos de leads –  contatos interessados em determinado produto com o qual você trabalha.

  • Portais imobiliários

Utilize portais imobiliários para cadastrar  e divulgar os anúncios do seu imóvel e então gerar esse contato direto. Aproveite para aproveitar funcionalidades como o QR CODE, usar bem o corretor online para criar um diálogo assertivo com o seu cliente e etc.

Ferramentas de conexão como Whatsapp e Skype, tenha disponíveis. Alguns clientes preferem contato por meio de ferramentas, até mesmo o Facebook é muito utilizado para criar essa interação.

  • Videos

Outro aspecto são os vídeos, você pode também criar ou utilizar um vídeo dentro do seu canal no Youtube, por exemplo. Hoje, o Youtube é praticamente o segundo maior buscador do Brasil.

E é possível conseguir excelentes resultados com essa utilização. Mas lembre-se, tudo aquilo que seja imagético e relacionado aos seus empreendimentos, será preciso que você tenha o cuidado de deixá-los com uma boa qualidade.

Para reforçar em relação as redes sociais, atualmente corretores estão conseguindo vender por meio do Facebook utilizando como uma plataforma de canal de vendas. Para isso é básico atentar para a forma de se posicionar, se você passa credibilidade e responsabilidade para o seu prospect, é provável que consiga vendas e indicações.

Tenho percebido que alguns corretores estão acertando em cheio na questão do uso das redes sociais. Com uma ação bem planejada e bem estruturada você também terá pessoas apaixonadas pelo seu trabalho e pela forma competente e profissional que atua. São agentes diretos do seu sucesso, disseminando informações positivas e até mesmo defendendo conceitos de produtos que você trabalha.

Te convido a conhecer cada vez mais sobre o universo das interações no mercado imobiliário. Para isso, continue buscando informação e encantará cada vez mais os seus clientes.

Edvaldo Corrêa é formado em Tecnologia da Construção Civil pela UTFPR, educador licenciado pela UFPR e especialista em Gestão de Negócios pela UFSC.

Passou por empresas como Senai e Sebrae, atua como palestrante e ocupa o cargo de diretor executivo na Pioneiro da Costa Construção e Incorporação em Florianópolis.

Para conhecer mais detalhes sobre seu trabalho visite o site:  edvaldocorrea.com.br

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