Corretor Marketing

Blog Imobiliário: a chave do sucesso para o seu site

Se você tem um site, mas ainda não consegue muitas visitas e conversões, um dos motivos principais pode ser a ausência de conteúdo relevante, que passou a ser recentemente fator primordial para obter bons resultados nos mecanismos de busca e para cativar um público maior. A solução existe e se chama blog.

Criar um blog não é uma tarefa das mais difíceis. No entanto, mantê-lo e fazer com que ele se torne um espaço de referência para outros corretores e possíveis clientes, demanda tempo e dedicação.

O primeiro passo, para fortalecer este espaço é produzir e divulgar conteúdo próprio. Muitos corretores e outros profissionais, no desejo de ver seu site com volume grande de informações, acabam por republicar conteúdo de outros portais, sites e blogs. Isso não é necessariamente um erro, no entanto, o seu blog deve ter a sua imagem, a sua voz e a sua opinião. E criar seus próprios textos, notícias ou artigos é uma das melhores maneiras de se fazer conhecer.

identidade de um blog é alcançada graças à abordagem e postagens relacionadas ao seu nicho de atuação. As temáticas voltadas ao mercado imobiliário, portanto, devem ter prioridade. E apenas para garantir novidades e a descontração, típicas em blogs, publicações mais divertidas são permitidas sempre que for pertinente. Imagens e vídeos também são bem-vindos e deixam qualquer conteúdo mais incrementado.

Um blog bem elaborado e com postagens frequentes atrai um público maior e aumenta as chances de venda pela internet | Foto: SXC.

Outro detalhe importante é focar na relevância. Para tanto, faz-se necessário estudar o seu público, saber quais são seus interesses e, sobretudo, seu perfil. Com base nessas informações, será possível criar conteúdos que sejam, de fato, relevantes para seus leitores.

concisão textual também deve fazer parte das postagens. Nesse sentido, procure escrever textos mais curtos e claros. A internet é imediatista e, sendo assim, o internauta quer a informação, o mais acessível e clara possível. Tente resumir as ideias e use tópicos, quando houver necessidade de usar mais palavras. Assim, o leitor consegue identificar onde está a informação que ele procura.

Para otimizar seu blog, use as palavras-chave voltadas ao nicho e que os usuários usam para fazer pesquisas pelos buscadores, como o Google, por exemplo. Incluir palavras-chaves diretamente relacionadas ao seu trabalho é uma das melhores maneiras de ser encontrado. Para tanto, use ferramentas como as disponibilizadas pelo Google Adwords.

Ainda na parte de otimização, crie listas e seções, classificando e categorizando os textos e conteúdos de acordo com o tema, para ajudar o usuário a chegar no que ele procura, deixando o seu blog mais usual.

Outro dos maiores segredos para um blog de sucesso é mantê-lo atualizado, não só com postagens frequentes (recomenda-se, no mínimo, uma publicação por semana). É importante também acompanhar as tendências de mercado, para que seja possível oferecer novidades aos seus leitores, mantendo-os a par do que acontece no ramo imobiliário.

Por fim e não menos importante, foque em relacionamentos, que é a chave para obter êxito na internet e mídias sociais. Para tanto, permita que seus textos sejam comentados, responda prontamente questionamentos, crie enquetes e permita que seus leitores interajam. Ainda nesse sentido, é preciso criar relações com outros blogs igualmente importantes em seu nicho, já que a troca de links favorece a todos.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]