Decoração Sua Casa

Use o tapete a seu favor na decoração

Os tapetes normalmente funcionam como peças decorativas para diversos cômodos da casa, incluindo desde o hall de entrada até a varanda. Além disso, para salas, cozinhas, banheiros e quartos, a escolha do tapete certo é capaz de valorizar o ambiente, tornando-o mais bonito e aconchegante.

O tapete certo deixa o ambiente muito mais confortável e aconchegante | Foto: Habitare.

Outro atributo que pode ser conferido aos tapetes é a sua utilidade para delimitar os espaços, diminuir ruídos e, dependendo do material com que são feitos, aquecer os cômodos, deixando-os mais confortáveis.

Ambientes da casa que são integrados, como a sala de estar e a de jantar, por exemplo, podem ser divididas apenas com o tapete. Nos pisos que causam ruídos com facilidade ou que sejam de materiais mais sensíveis, os tapetes são ótimos para abafar o barulho, proteger o chão e ainda cobrir as pequenas imperfeições ou manchas que pode haver no local.

Para obter esses efeitos, no entanto, é preciso levar em consideração fatores como tamanho, tanto do cômodo quanto do tapete, assim como sua cor, formato e material. Nesse sentido, a escolha deve ser orientada de forma que a peça adquirida esteja em harmonia com o ambiente, conversando com a decoração, respeitando as cores das paredes, móveis e objetos decorativos.

O ideal é que o formato e a dimensão do acessório sejam proporcionais ao espaço do cômodo, pois assim as peças da mobília ficam bem valorizadas.

A cor do tapete, com uma tonalidade que combina com o restante da decoração, deixa o ambiente mais bonito e sofisticado | Foto: Elas Decoram.

Já em relação às cores, é preciso tomar um pouco mais de cuidado. Os tons mais claros precisam ser lavados com maior frequência, embora ajudem a ampliar o ambiente. Enquanto isso, os tons mais escuros transmitem sensação de espaço menor, mas disfarçam a sujeira e, em alguns casos, podem dar um contraste na decoração. Quem gosta de misturar cores pode investir em padrões geométricos e florais sem medo, desde que as tonalidades estejam em harmonia com o restante da decoração e não sobrecarreguem o espaço.

Outro detalhe que deve ser observado é o material com o qual tapete foi confeccionado. Geralmente, os feitos com material sintético, como o nylon, são os mais democráticos, pois podem ser usados em vários cômodos da casa. Além disso, este tipo de tapete costuma ter melhor manutenção e custo-benefício. Mas caso a ideia seja apostar em algo mais sofisticado para a área social da casa, por exemplo, vale escolher peças confeccionadas com fibra natural, como o sisal.

Dessa forma, será possível usar o tapete como objeto decorativo e deixar os cômodos da sua casa muito mais confortáveis e aconchegantes. E então, o tapete tem ou não poderes mágicos?