Decoração Sua Casa

Renove a decoração sem gastar muito

Com o passar do tempo é natural que cansemos da decoração dos cômodos na nossa casa, além disso, também é normal que eles comecem a apresentar sinais de desgaste. A melhor solução seria a dita reforma, mas como nem sempre as despesas se encaixam no orçamento, ou como a bagunça gerada pela obra traria muitos transtornos para a rotina da família, a ideia é inovar a decoração de um jeito simples e econômico.

Com pequenos truques, é possível renovar os móveis e até as paredes, criando dessa maneira uma verdadeira transformação nos ambientes.

Os tecidos são excelentes recursos nesse sentido. Já pensou em usá-los na parede para deixar o cômodo transformado e personalizado? Pois isso é possível, basta usá-lo como papel de parede. Essa técnica é uma ótima alternativa para cobrir riscos e defeitos sem precisar mexer com aquela bagunça e sujeira de tinta.

Para renovar a parede, ou mesmo uma porta, só será necessário tecido suficiente para cobrir a superfície, cola branca e água. Com um rolo ou pincel, passe a cola misturada com água na parede, aplique o tecido e para finalizar passe novamente a cola por cima. Basta escolher as estampas ou mesmo as cores de sua preferência e mãos à obra.

As cadeiras estofadas também são peças fáceis de renovar com tecido. Geralmente, esses itens da mobília tendem a ficar desbotados, manchados ou até rasgados com o passar do tempo. Nesse sentido, basta escolher um tecido que harmonize bem com ambiente, para então cobrir a parte estofada e fixando-o com um grampeador.

Os tecidos podem ainda ser usados nas cadeiras de outra maneira ainda mais simples, basta estendê-los sob a região do assento, ou seja, usá-los como capa. Padronagens coloridas ou estampas criativas garantem charme e originalidade transformando a peça e o ambiente.

Enfeitar o sofá com almofadas é ótima alternativa para esconder desgastes ou imperfeições. | Foto: Casas Possíveis.

Outra solução pode ser encontrada nas almofadas. Depois de certo tempo de uso, os sofás e poltronas acabam adquirindo uma aparência de velhos, devido aos gastos ou marcas. Mas, basta colocar almofadas novas, variando seja no formato, tamanho, cores e estampas para esconder esses pequenos desgastes do sofá.

Dica bem criativa para quem deseja renovar os móveis de um modo eficiente é investir na pintura, mas de um jeito diferente. A sugestão é dar uma nova mão de tinta usando os produtos para pintar o quadro-negro da escola. Existem diversas cores desse tipo de tintura e assim você poderá escrever e desenhar nos móveis com giz, bacana, não é?

Para encerrar, outro grande aliado para renovar a decoração sem gastar muito é o papel contact. O adesivo pode ser encontrado com diferentes cores e estampas e não exige muito trabalho durante a aplicação.

Então, que tal aproveitar as nossas dicas e deixar a sua casa com cara de nova, sem gastar muito?