Reforma Sua Casa

Dicas Para Reformar a Casa

Apesar de toda mão de obra envolvida quando o assunto é reformar, o esforço vale a pena quando vemos a casa renovada e bonita do jeito que desejamos.

Ter que lidar com pedreiros, eletricistas, pintores, lista de materiais de construção e poeira, muita poeira, durante longos dias ou meses é desgastante. Reformar a casa exige um pouco de organização e paciência para que tudo fuja o menos possível do previsto. Confira nossas dicas:

1. Defina o projeto

Saber o que você deseja mudar e o quanto tem para investir, é o primeiro passo. Pense no que quer mudar em cada cômodo, assim você vai conseguir rascunhar a decoração e saber como vai aproveitar cada espaço. Um arquiteto pode te ajudar nessa etapa. Faça uma projeção sobre o orçamento – quanto pretende gastar com cada etapa e processo e ainda definir uma verba extra para possíveis imprevistos. Vale sempre lembrar que as reformas sempre valorizam o imóvel, por isso todo detalhe deve ser muito bem pensado.

reformar casa

Detalhe o que deseja mudar e o valor limite para gastar. Foto: Shutterstock.

2. Tenha a planta original do imóvel

Antes de começar a reforma é fundamental tentar obter a planta original do imóvel. Nela constam todas as informações sobre a estrutura elétrica e hidráulica. Tê-la em mãos vai te poupar tempo e dinheiro.

dicas para reformar

Tenha a planta do imóvel. Foto: VejaSP

3. Legalize a reforma

Você precisa solicitar autorização da prefeitura de sua cidade caso o seu projeto inclua mudar a planta original do imóvel, rebaixar calçada ou remover árvores. Para apartamentos, além de não ser permitido descaracterizar a fachada do prédio, é preciso comunicar o síndico com antecedência, que em alguns casos, pode pedir para o engenheiro do condomínio avaliar e autorizar a obra.

dicas de reformas de casas

Evite multas e embargos de obra. Foto: Flickr

4. Siga regras

Em condomínio, você precisa conhecer e respeitar as regras de dias e horários de trabalho, assim como organizar estoque do material e eliminação de entulho. Se não for esse o caso, use seu bom senso e siga as regras de convivência.

dicas de reforma de casa

Respeite os dias e horários para trabalhar. Foto: Flickr

5. Contrate mão de obra

Você pode contratar profissionais autônomos de sua confiança, ou contratar uma empresa especializada que vai cuidar de todas as etapas. Independente do profissional que escolha, é importante ter referências de sua experiência. Defina um cronograma e metas das tarefas junto com o responsável.

dicas para reformar casas

Contrate profissionais de sua confiança e com referência. Foto: Flickr

6. Compre materiais

Antes de comprar os materiais, faça orçamentos em pelo menos três fornecedores diferentes. Os preços variam muito e você pode economizar uma boa grana. Se comprar em grande quantidade tente conseguir um bom desconto.

como reformar a casa

Faça vários orçamentos. Foto: Shutterstock

 

Mãos a obra!