Comprador Locação Venda

Como Pagar IPTU Atrasado - Como e onde negociar seus débitos de IPTU

Como Pagar IPTU Atrasado

Perdeu a data de pagamento do IPTU? Limpando a gaveta de casa descobriu um débito de anos atrás? Nem sabia que tinha que pagar imposto? As histórias são muitas e isso pode acontecer com qualquer um.

Apesar dos governos locais em geral emitirem o carnê do IPTU com antecedência, incentivando com descontos para pagamentos antecipados em alguns casos e regiões um bom número de pessoas ainda acaba atrasando o pagamento, o que pode acarretar problemas.

O IPTU é um imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana e deve ser pago anualmente por quem tem propriedades, imóveis ou domínios na zona urbana ou em sua extensão. Foto: Blog Diário de Consumo.

Problemas com IPTU em atraso

Independentemente de ser uma contribuição com o governo local, o não pagamento do IPTU poderá provocar complicações ao proprietário do imóvel. Elas podem ir desde a sua inserção no SCPC, restringindo seu crédito em todo território nacional, até mesmo, em casos mais extremos, a possibilidade de ter sua propriedade leiloada.

E você não vai querer isso, certo?

A boa notícia é que os governos facilitam o pagamento desse imposto. Desse modo, pessoas inadimplentes podem quitar seus débitos de forma mais flexível, evitando os problemas já mencionados.

Como regularizo meu IPTU atrasado

É muito simples legalizar a sua situação e pagar o IPTU atrasado. Através do site da prefeitura de seu município você pode consultar débitos, emitir a 2ª via de pagamento, calcular o valor do IPTU a ser pago, e diversos outros assuntos relacionados ao imposto.

O IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel, ou seja, o valor de venda imediata dele. É diferente do valor de mercado, lembrando que o venal pode chegar a até 50% do valor que ele seria de fato vendido. A alíquota estabelecida sobre o valor é diferente em cada município e deve respeitar sua própria legislação.

Agora, se o pagamento não é efetuado em dia, o imposto é dividido automaticamente em parcelas pela prefeitura do seu município. É bom pagar o quanto antes os atrasados, isso porque, embora algumas regiões excepcionalmente não aufiram juros sobre o vencimento do IPTU em atraso, é comum o acréscimo de 1% ao mês no valor.

Para verificar os débitos de IPTU na sua cidade clique aqui.

Clique aqui para mais notícias do Mercado Imobiliário.

[wp-faq-schema accordion=1]

9 comentários

  • Boa noite
    Estou com 03 parcelas do IPTU de 2019 atrasado onde gostaria de pagar

    E gostaria de saber o que ocorreu, pois ainda não recebi o carnê de 2020

  • Nao recebi a guia para pagto do IPTU parcelado,que venceu em abri/2020.Quero pagar e não estou conseguindo e.itir a guia.Tem 1 atrasada,Mas estou pagando todos os meses.Este mês a guia não veio.Peco instrucoes.

  • Preciso pagar o IPTU que está atrasados mas quero parcelar o valor
    Como faço pra receber a emissão da conta a pagar em parcelas?
    Obrigada