Decoração Sua Casa

Como decorar apartamentos compactos e conseguir espaço

Decorar espaços pequenos, em geral, é um desafio. No entanto, alguns truques podem ser usados para melhorar o aproveitamento do espaço. Vamos conferir alguns deles?

Em primeiro lugar, como a sensação de amplitude deve ser o foco, a escolha da mobília pode fazer toda diferença. Nesse sentido, o ideal é optar por móveis funcionais.

O sofá sem braço ocupa menos espaço e, quando colocado ao canto, deixa o cômodo livre para circulação | Via: 79 Ideas.

Por exemplo, a livre circulação, de moradores e eventuais visitas, pode ser facilitada por um sofá sem braços. Isso, além de melhorar o “trânsito”, ajuda a criar um visual arejado. Para obter um efeito ainda melhor, o móvel deve ser colocado em cantos, para que ele possa ser acessado por diferentes lados e não fique no caminho de passagem.

Estantes vazadas são outros produtos que aumentam a sensação de cômodo maior. Isso porque podem ser usadas como divisórias entre ambientes integrados, permitindo ainda visibilidade para os dois espaços, sem a impressão de local carregado.

Outra possibilidade é investir em móveis multifuncionais, como escrivaninhas que têm espaço para televisores ou bancadas que podem ser usadas como mesas.

Para os cômodos mais íntimos, como o quarto, por exemplo, a saída pode ser investir em uma cama suspensa. Isso permite maior circulação no espaço. A cama box com baú é outra opção interessante, isso porque já ajuda a organizar as roupas de cama e demais itens que podem ser guardados no compartimento que vem acoplado ao móvel.

Outros móveis que aproveitam melhor o espaço são as prateleirasarmários aéreos embutidos, nichosganchos e varais suspensos. As paredes podem ser revestidas por essas peças, deixando o espaço muito mais funcional.

Além das cores clores para ampliar visualmente o ambiente, nessa imagem nota-se uma geladeira embutida, dividindo espaço com portas do que pode ser um armário | Via: 79 Ideas.

É corrente a ideia de que cores claras deixam o ambiente maior, além disso, ajudam a economizar com a iluminação. Caso queira usar cores mais vibrantes, lembre-se de deixar as molduras e o teto na cor branca. Ainda nesse sentido, procure evitar cores quentes como o amarelo, laranja ou vermelho que irão realçar o tamanho do cômodo.

Outros truques que podem e devem ser usados são: dividir os ambientes, usando móveis ou tapetes; abusar dos espelhos em paredes estratégicas; utilizar o mesmo piso para toda a casa.

E como os apartamentos compactos estão cada vez mais em alta, vale lembrar que o mercado de decoração de interiores está investido em móveis dobráveis e encaixáveis que se transformam em outras peças ou ainda ocultam aquelas que não são usadas como muita frequência.

Viu? Opções não faltam. E você, que já mora em um apartamento compacto, não quer contar seus truques? Compartilhe conosco as suas ideias!