Decoração Sua Casa

Como usar caixotes de madeira na decoração da casa

Sabe quando você sente que a decoração da sua casa precisa de uma repaginada, mas não há dinheiro suficiente para comprar móveis novos? Não se aborreça ou se entristeça com esses momentos. Isso porque há soluções simples, práticas e econômicas que podem dar uma nova cara à sua casa ou apartamento.

Em tempos de sustentabilidade, a tendência em decoração de interiores é reaproveitar diferentes materiais, o que, além de ser mais vantajoso para o meio ambiente, proporciona maiores possibilidades, facilitando a criatividade e a originalidade na hora de decorar.

Seguindo essa ideia, os caixotes de madeira têm conquistado um espaço cada vez maior dentro de casa. O objeto que costuma ser utilizado nas feiras, para carregar frutas, ou nas adegas para transportar garrafas de bebidas, agora também pode ser usado para dar um toque mais original na decoração de interiores.

O segredo para criar ambientes equilibrados e bonitos com esses artigos tão rústicos está na customização das peças, que deve ser feita de acordo com o visual e o estilo dos cômodos da sua casa. Com criatividade, tintas coloridas e pequenos acessórios, os caixotes podem se integrar à mobília como mesinhas de centro, prateleiras, estantes, banquinhos, mesas de cabeceira, entre muitas outras utilidades.

Basta juntar alguns caixotes na horizontal e colori-los para criar uma mesinha de centro moderna e sustentável | Foto: Cria design blog.

Para a sala, a dica é usar os caixotes como uma mesinha de centro. Basta unir dois ou quatro na horizontal e colorir a madeira com a cor de sua preferência e que combine com os demais móveis do cômodo. A união das caixas pode ser usada também para organizar livros, revistas, jornais e outros pequenos itens que às vezes ficam espalhados pelo ambiente.

Já na parte do home office, para citar outro exemplo, é possível adaptar o caixote de madeira como porta trecos, jornais ou até revistas. Além disso, basta colocar umas rodinhas na parte inferior e, assim, um novo móvel funcional será criado, permitindo ainda que o espaço seja melhor aproveitado.

No quarto, o caixote também pode ser usado de diversas maneiras. Disposto na horizontal, ele pode ser transformado em uma mesa de cabeceira, servindo de suporte para um abajur, vasinho com flores ou outros objetos que você gosta de ter ao lado da cama.

Com uma mão tinta e um papel de parede no fundo, os caixotes de madeira são capazes de transformar a decoração | Foto: Coisas de Ingrid.

Outra ideia é usá-los no quarto, como prateleiras. Basta fixar algumas peças de maneira que unidas criem um designer semelhante ao suporte de uma estante. Para que o novo móvel fique ainda mais bonito, uma possibilidade é enfeitar o fundo da caixa com papel de parede e então usá-la para guardar livros, plantas, fotografias, relógio ou outros artigos decorativos.

Múltiplo e funcional, os caixotes podem ser usados ainda no banheiro, fazendo a diferença na decoração e na organização do ambiente, principalmente para quem tem pouco espaço. Num cantinho, ao lado do lavabo, por exemplo, é possível improvisar armários feitos com caixotes. Eles são boas opções para deixar sempre por perto itens como papel higiênico, toalhas, entre outros.

Essas são apenas algumas dicas sobre como usar os caixotes de madeira de um modo sustentável, funcional e decorativo. E você, tem alguma outra sugestão? Compartilhe suas ideias com a gente!