Decoração Sua Casa

O verde garante harmonia e equilíbrio na decoração da sua casa

Diante de imensos prédios e ruas de cor cinza, é natural que o ser humano queira se refugiar nos parques ou busques e, assim, surgem novas alternativas de decoração nos aproxime da natureza. Além disso, basta ligarmos a televisão que logo aparece algo relacionado ao tema sustentabilidade em todos os âmbitos da vida cotidiana. E é nesse cenário que o verde se destaca como um elemento cada vez mais presente na decoração de interiores.

Se não bastassem estes motivos, a principal cor das florestas brasileiras está conquistando espaço na esfera decorativa ainda por outras razões: segundo especialistas da área, o verde proporciona tranquilidade, equilíbrio e revigora a energia dos ambientes, favorecendo, dessa forma, o frescor e bem-estar que as pessoas tanto necessitam.

O verde, combinado com o branco, garante um efeito mais tranquilo e sofisticado | Foto: Art Maison.

Por isso, as diversas tonalidades de verde são muito bem-vindas dentro de casa e as opções vão além das plantas e jardins internos. A tendência marca presença também em paredes, tapetes, almofadas, entre outros artigos decorativos.

Como a cor é bastante democrática, fica fácil combinar os tons de verde com outras cores. Com o azul, por exemplo, o cômodo ganha mais suavidade; com o lilás ou outra cor mais acinzentada, o ambiente transmite um estilo mais moderno; e a combinação com o branco confere um clima mais relaxante.

A verdade é que, dependendo do nível de contraste entre o verde e as outras cores, será possível criar tanto locais mais tranquilos como lugares mais descontraídos.

Uma tonalidade nova que promove um ar aconchegante, mas vibrante ao mesmo tempo, é o verde menta ou cheiro-verde, como também é chamado. Essa cor é formada com uma mistura sutil de amarelo e é justamente esse toque que transmite maior vivacidade. O resultado é um ambiente calmo e ativo, criando assim um ponto de equilíbrio na decoração.

Em compensação se o objetivo é deixar o ambiente mais frio, vale destacar boa parte do cômodo com o verde musgo, pois essa tonalidade lembra a umidade, atraindo uma maior sensação de frescor natural. Vale lembrar que a cor em muitos artigos ou na parede só é indicada para cômodos grandes, pois como o tom é mais escuro, o feito visual é de espaço menor.

Por fim, nada como apostar no poder decorativo do verde para sentir na pele a harmonia e a paz interior de estar em consenso com a natureza. Afinal em um futuro muito próximo, para ter mais qualidade de vida, a tendência é que, ao invés de olharmos para o cenário cinza das grandes cidades, nos deparemos com um visual mais verde, rústico e moderno ao mesmo tempo.