Decoração Sua Casa

Cromoterapia: melhore a harmonia da sua casa usando as cores

As cores causam diferentes sensações e, podem, inclusive, influir sobre nosso humor. Isso porque, segundo especialistas, algumas acalmam, enquanto outras causam ansiedade ou irritação. Por isso, é preciso saber escolhê-las. E mesmo essa sendo uma decisão extremamente pessoal, há fatores que podem orientar uma escolha mais certeira. Pensando nisso, apresentamos abaixo, dicas que podem ser bastante úteis. Confira!

As cores atuam diretamente no humor e nas sensações transmitidas no espaço, por isso, a escolha deve ser feita seguindo alguns critérios.

Cores que trazem energia

Este grupo de tonalidades ajuda a transmitir vitalidade e está relacionado ao bom humor. Para decorar ambientes onde haja necessidade de estimular as pessoas, as cores cítricas são as mais indicadas. Nesse sentido, os tons alaranjados revigoram o sistema nervoso e aceleram o metabolismo. Do mesmo modo, os amarelados e esverdeados são estimulantes e, por isso, não devem ser usados em espaços onde a intenção primeira seja relaxar, como é o caso de escritórios ou quartos.

O vermelho é por excelência a cor da energia, pois nos lembra imediatamente a luz solar. Usá-la na decoração significa, portanto, favorecer a criatividade e a força vital.

O marrom tem ação parecida, já que nos remete aos tons terrosos e amadeirados, causando conforto. No entanto, é preciso dosar estas cores justamente por serem tão fortes, lembrando que quando usadas em espaços muito amplos, elas podem causar desconforto e mesmo irritabilidade.

O uso de cores claras e da mesma tonalidade garantiu o equilibro nesta sala de jantar | Foto: 79 ideas.

Cores aconchegantes

O verde, o rosa e o azul claro, assim como o prata, branco e demais tons pastel criam uma atmosfera de relaxamento, limpeza e tranquilidade. Estas cores são ideais, portanto, para quartos, salas de estudos, bem como para cozinhas e banheiros. Para que a decoração não fique muito apagada, é possível acrescentar detalhes mais vibrantes, usando as tonalidades mais intensas dessas cores.

Na hora de escolher uma cor para decorar sua casa, há outros fatores que devem se observados. Por exemplo, para escritórios em que a criatividade necessite ser estimulada as cores vibrantes são ideias. Já para outros, como os de advocacia, por exemplo, onde a concentração impera, as cores mais frias e mais aconchegantes são as indicadas.