Comprador

Como comprar sua primeira casa

Dicas para a compra do seu primerio lar

Dicas na procura da compra da sua primeria casa[tweetmeme] Comprar uma casa não é tarefa fácil. Para evitar problemas é necessário muito planejamento e cuidados especiais. O mais importante é saber o que você quer e ter consciência do que você pode.

Um imóvel, além de ser um patrimônio, é o símbolo da realização de um sonho. Para esse sonho não se tornar um pesadelo, entretanto, alguns fatores devem ser observados.

Quanto ao tamanho e a localização do imóvel, certifique-se de que ali as necessidades de sua família serão atendidas. É fundamental verificar se há escolas, hospitais, centros comerciais e mesmo estações de metrô ou pontos de ônibus, ou qualquer outro ponto que virá ser necessário para o dia-a-dia familiar.

Se você tem filhos pequenos, preste atenção no quintal da casa ou na área de lazer do condomínio, e cheque o tamanho da vaga na garagem. Antes de fechar o negócio visite o imóvel em dias e horários distintos, isso permite um contato com o ritmo do trânsito local, assim é possível verificar, por exemplo, quanto tempo será gasto para chegar ao seu local de trabalho.

Outro detalhe importante e que costuma influenciar no valor de um imóvel é o fato de ele ser novo ou usado. Os imóveis usados são, geralmente, mais em conta que os novos. Entretanto, a necessidade de reparos ou adaptações pode encarecer o imóvel usado tornando assim o novo mais vantajoso. Casas ou apartamentos mais antigos podem apresentar problemas com a fiação elétrica ou infiltração. Por essas razões, é imprescindível a opinião de um profissional, que deve avaliar o imóvel mesmo quando for novo ou recém construído, já que eles demoram um tempo até apresentarem esses problemas.

Quando o imóvel a ser comprado for novo, outro ponto importante é verificar a utilização de novas tecnologias na construção. Com elas é possível melhorar o conforto e a comodidade proporcionados pelo ambiente. Bons exemplos são o ar condicionado ou aquecimento central e a utilização de recursos sustentáveis, como a luz natural, por exemplo.

Para se decidir entre tantas ofertas que existem e as inúmeras opções de imóveis à venda, assim como a imensa variedade de apartamentos, além das questões já mencionadas, é importante levar em consideração as vantagens e as desvantagens de se comprar uma casa em um condomínio fechado ou um apartamento. Para cada pessoa ou para cada família, esses tipos de residência apresentam diferentes possibilidades.

Há quem prefira morar em locais como esses, pois as despesas, como condomínio, água e luz, são divididas entre os moradores. Entretanto, há quem não aprecie esse tipo de organização e prefira arcar individualmente com os gastos mensais. Por isso, analise os pós e os contras para fazer a escolha certa.

Outra questão importante na hora de comprar um imóvel é a forma de pagamento. Pensando nisso, o mercado oferece várias opções: pagamento à vista, financiamento bancário, imóvel na planta, ou com construção em andamento, e consórcio. Nesse ponto, a calculadora será sua aliada. É possível, ainda, acessar o portal UOL e consultar as diferentes possibilidades que existem na hora de adquirir um bem tão valioso, como é uma casa ou um apartamento.

Para evitar dores de cabeça no futuro e desperdício do seu dinheiro, avalie e analise todas as opções. Assim, o sonho da casa própria será realizado, garantindo o conforto que você e sua família merecem.