Temporada

Campos do Jordão: um cantinho europeu no Brasil

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, com cerca de 1.700m de altitude, oferece dias calmos, clima agradável e noite agitada. A cidade, que é considerada uma das mais bonitas do país, é emoldurada por vales, morros, extensa vegetação rios e cachoeira. Tudo isso mesclado a um ar cosmopolita e contemporâneo.

Para chegar à cidade, há duas rotas. Uma conhecida como “estrada velha”, por ter sido usada por tropeiros, sai de São José dos Campos passando por Monteiro Lobato. Já a mais recente é a Rodovia Floriano Peixoto, que começa no km 127 da via Dutra, em São Paulo.

Foto noturna de Campos do Jordão

É durante o inverno que a cidade recebe a maioria de seus visitantes, isso porque o clima ameno se assemelha ao inverno europeu. Entre eles muitos, para aproveitar com mais tempo a cidade, optam pelo aluguel por temporada.

À disposição dos turistas, há uma série de passeios e atrações, que privilegiam principalmente a interação direta com a natureza e a cultura. Confira alguns exemplos.

Borboletário Flores que Voam é um espaço que abriga aproximadamente 35 espécies de borboletas nativas da região. Ele é ainda um polo de pesquisa, preservação e educação ambiental. O local é aberto para visitações de quarta a domingo, das 10:00 às 15:00. As segundas e terças-feiras são reservadas para excursões, grupos de alunos e de turistas.

Já o Parque da Floresta Encantada, como o nome sugere é um espaço dedicado à fantasia. Ao longo dos 12 mil km² estão espalhadas casas de personagens, como a Branca de Neve e Papai Noel. Durante os finais de semana, o local é um atrativo dedicado às crianças, com monitores fantasiados que organizam atividades recreativas.

Há ainda, espaços criados especialmente para os apreciadores da cultura e o melhor da gastronomia, como visitas à fábrica de cerveja e chocolate. Um exemplo é o Bondinho e Estrada de Ferro que, construído em meados do século passado, é uma maneira alternativa de apreciar as paisagens da região. Outra opção é a Vila Capivari, onde os prédios, casas, ruas e cafés são inspirados nas vilas europeias. A região é muito visitada principalmente por turistas que querem registrar bons momentos e levar belas boas fotografias para casa.

Graças a esses e outros atrativos turísticos, Campos do Jordão é uma das cidades mais bonitas e visitadas do país.

3 comentários

  • Sem dúvida Campos do Jordão realmente é o Cantinho Europeu no Brasil, a cidade oferece diversas atrativos em todas as estações do ano, para informações sobre Campos do Jordão indicamos o Portal NetCampos (www.netcampos.com)

  • Olá Luciano, você tem toda razão. Já atualizamos a matéria. Obrigada por visitar nosso site. Continue participando e nos ajudando a divulgar esse lugar tão lindo. Abraços.

  • Olá Amigos, parabéns pela matéria, mas eu gostaria de dar um toque: o nome da cidade é Campos do Jordão e não Campos de Jordão.
    Desculpe-me , mas como Jordanense que sou , não pude deixar de escrever.
    Abs e sucesso.