Comprador Locação Temporada

Teste seu conhecimento: você sabe a diferença entre área útil, total, comum e privativa de apartamentos?

Quando você busca imóveis para comprar ou alugar pela internet é comum encontrar nos anúncios indicações sobre quantos dormitórios, garagens e suítes há no apartamento. Não raro, também tem informações sobre qual é área útil e total do apartamento, assim como uma descrição sobre os itens da área comum. As informações disponíveis nas ofertas variam muito de uma para a outra, e alguns termos podem causar confusão. É bom ficar atento e estar por dentro do que esses termos significam para não levar “gato por lebre”. E você, sabe a diferença entre eles? Veja a explicação abaixo:

Saiba a diferença entre área útil, total, comum e privativa de apartamentos. Foto: Shutterstock

Saiba a diferença entre área útil, total, comum e privativa de apartamentos. Foto: Shutterstock

Área Útil

É o espaço interno do imóvel, medidos a partir do piso, excluindo as paredes. Ou seja, todos os espaços que você usa como habitação (sala, cozinha, quarto, banheiro, corredores e lavanderia). Assim, a garagem, a varanda e as áreas de lazer cobertas não são incluídas.

Área Total

É a soma da área privativa com a área comum de divisão proporcional entre os condôminos.

Área Comum

É tudo que for construído no condomínio para todos usarem como piscina, salão de festas, jardins, recepção, churrasqueira, sauna, bar, corredores, escadas, salão de jogos e outros equipamentos da edificação.

Área Privativa

É a área do imóvel de uso exclusivo de seu proprietário, sejam elas cobertas ou descobertas, incluindo vagas de garagem e cômodos de despejo.  É delimitada pela superfície externa das paredes que separem de outra unidade, no mesmo piso.