Temporada

Aluguel por temporada: como se planejar

Prepare-se para o descanso e conheça o aluguel por temporada

Além das festas, a chegada do fim de ano já se tornou sinônimo de descanso e, é claro, de férias. Nessa época, o aluguel por temporada é muito comum, tornando a disputa por casas e apartamentos, principalmente no litoral, ainda mais acirrada.

Para quem deseja aproveitar o descanso sem preocupações ou surpresas, é preciso estar atento a tudo o que envolve a locação temporária de imóveis, analisando desde a sua localização e mobília, até o contrato final.

Pesquisa

O primeiro passo para quem pretende alugar um imóvel por temporada é saber onde e quando procurar. A recomendação é começar a pesquisa com antecedência para evitar o risco de não encontrar o imóvel desejado disponível ou até mesmo ter que pagar ainda mais caro por sua locação.

O ideal é buscar pela casa ou apartamento muito antes das altas temporadas para poder conferir todas as alternativas com tranquilidade.

Para facilitar sua procura, dê preferência para buscas em sites especializados, como, por exemplo, o próprio Agente Imóvel. Assim é possível ter a informações mais precisas sobre a localização e infraestrutura dos imóveis e ainda conta com a vantagem de que sites como esse exigem o cadastro completo de seu responsável.

Além disso, a pesquisa será baseada em fontes confiáveis, havendo a possibilidade, ainda, de consultar comentários e avaliações de quem já alugou o imóvel anteriormente.

Imóvel

Com o destino escolhido, média de despesa definida e características como número de quartos, garagem e localização decididas, é hora de se preocupar com os detalhes do imóvel.

Em todos os casos, é sempre mais seguro visitar a casa ou apartamento disponível pessoalmente, para conferir se as informações a seu respeito são realmente verdadeiras. A visita, porém, nem sempre é possível, ainda mais quando o destino das férias é distante do ponto de partida.

Para evitar transtornos, a dica é conversar diretamente com o corretor ou proprietário do imóvel, esclarecendo dúvidas e solicitando fotos. Em certos casos, é possível informar-se sobre a situação do imóvel alugado em órgãos como o Cartório de Registro de Imóveis do estado.

É importante também pesquisar sobre a localização da casa ou apartamento levando em consideração comentários sobre a segurança, vias de acesso e infraestrutura da região escolhida. Visualizar mapas e prestar atenção se o imóvel fica próximo a mercados, padarias, shoppings ou até mesmo, praias – quando for o caso – são cuidados que poderão interferir diretamente no que diz respeito às despesas da estadia, já que a distância pode acarretar mais gastos com locomoção, por exemplo.

Outra dica essencial, principalmente quando a locação acontece em condomínios, é confirmar se as instalações disponíveis também podem ser utilizadas pelos locatários. Assim, evita-se a surpresa de descobrir que áreas como quadras de esportes e piscinas são destinadas exclusivamente aos proprietários do imóvel.

Foto: Flickr

Vistoria

Após escolher a casa ou apartamento para passar as férias, o próximo passo é realizar a vistoria completa do imóvel.

Todos os detalhes devem ser considerados: a voltagem das tomadas, funcionamento de chuveiros, descargas, presença de varais, trancas, acessórios para limpeza (como vassouras e baldes) e utensílios da cozinha.

Durante a vistoria, todos esses equipamentos, incluindo aparelhos eletrônicos e mobília, devem ser anotados para que essas informações sejam anexadas ao contrato de locação.

É importante ter em mente que, caso algo esteja fora do esperado ou em más condições, o locatário tem até 48 horas para reclamar ao responsável pela casa ou apartamento alugado que, por sua vez, estará comprometido a arcar com o conserto ou substituição do item observado.

Contrato

Mesmo quando o imóvel será alugado por apenas alguns dias, o contrato de aluguel por temporada não pode ser esquecido. Isso porque nesse documento devem constar todas as condições do aluguel, incluindo os direitos e deveres do locador e locatário.

Para evitar desentendimentos futuros, é importante listar no contrato todos os aparelhos, utensílios e equipamentos da casa ou apartamento alugado, assim como o estado da mobília e limpeza.

O número de inquilinos, período de locação, valores, formas de pagamento e até mesmo, a presença de animais no imóvel devem aparecer no contrato, juntamente com observações a respeito de despesas extras, como o estrago de algum aparelho ou a conta de telefone.

Pagamento

Com todos os detalhes definidos, é hora de combinar a forma de pagamento com o proprietário ou responsável pelo imóvel. Normalmente, 50% do valor do aluguel é entregue no ato da contratação e o restante é pago juntamente com a entrega das chaves para o locatário.

Vale lembrar que durante a negociação, as chances de conseguir algum desconto aumentam quando a primeira parcela é dada com antecedência, ficando essa decisão por conta do inquilino.

Outra prática muito comum que também pode ser exigida pelo dono do imóvel é optar pelo pagamento realizado através de depósitos em conta corrente. Isso porque a medida evita riscos de fraudes ou utilização de cheques sem fundo.

Levando em consideração essas sugestões e tomando todos os cuidados necessários, o aluguel por temporada consegue cumprir sua finalidade, que é proporcionar facilidades para quem pretende passar as férias longe de casa.

2 comentários