Temporada

Dicas e cuidados para que você e seu pet viajem felizes

Deixar o bichinho de estimação em um hotel ou com algum familiar/amigo durante uma viagem nem sempre é uma boa ideia. Certos animais são tão apegados aos donos e vice-versa, que não podem ficar longe um do outro por muito tempo. Felizmente, várias companhias aéreas permitem que uma grande variedade de espécies de animais viaje com seus donos sem problemas.

Contudo, para que isso aconteça de forma tranquila, é necessário regularizar qualquer tipo de situação relacionada à saúde do animal, assim como providenciar a documentação requisitada pela companhia responsável pelo voo. Dessa forma, não haverá nenhum imprevisto na hora do embarque. Dentre os documentos exigidos, é comum ser necessário apresentar o comprovante de vacinação contra raiva, certificado de inspeção veterinária e certificado de aclimatação.

Além disso, determinadas empresas podem solicitar ainda que o dono do animal apresente um documento que comprove que o bichinho foi alimentado antes do voo, assim como se tomou água e a quantidade de tranquilizante indicada para cada espécie ou raça.

Para viajar com animais de estimação, uma série de detalhes deve ser considerada | Dr. Pet.

As temperaturas às quais o animal será exposto também são consideradas, pois cada um tem uma resistência diferente ao frio ou calor excessivo. Por isso, as empresas aéreas se responsabilizam e estão autorizadas a não permitir a viagem do bicho, caso haja alguma contra-indicação.

As regras para o transporte de animais, mesmo para as companhias que autorizam o passageiro a levar seu bichinho como bagagem de mão ou ainda para aquelas que permitem apenas que o animal seja transportado nos compartimentos de carga são praticamente as mesmas. Veja!

Reservas: as taxas cobradas variam de acordo com o trajeto e peso do animal, dependendo também se o animal for muito grande ou o voo for internacional;

Caixa de transporte: quem vai levar seu bichinho como bagagem de mão deve tomar cuidado para que a caixa seja pequena o suficiente para caber embaixo do assento e ao mesmo tempo espaçosa para que o animal possa ficar de pé e se virar normalmente. Estas caixas devem conter também compartimento fixo para água e ração;

Filhotes: cães e gatos com menos de oito semanas são proibidos de embarcar por serem muito novos e frágeis;

Movimentação: o passageiro pode se movimentar normalmente dentro do avião, mas o animal de estimação deve permanecer dentro de sua caixa até que ele esteja fora do aeroporto.

Por fim, vale consultar as regras da companhia aérea com a qual você pretende viajar, para evitar contratempos. Então, é só aproveitar a viagem!

 

 

Gostou desse artigo? Então recomendo o post: Aplicativos e sites que facilitam a vida de quem gosta de viagens.

Para mais notícias sobre Dicas para Férias, assine nossa Newsletter ou curta nosso Facebook Twitter.