Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

Valorização em São Paulo

Imóveis da capital paulista registram valorização anual de quase 30%

De acordo com a pesquisa “Preço dos Imóveis Residenciais” realizada pelo Ibope Inteligência, os imóveis novos localizados em São Paulo (SP) têm registrado uma valorização anual de aproximadamente 30%, desde o ano de 2009.

A pesquisa teve como base os preços de imóveis residenciais divulgados através da internet, jornais e até mesmo, em pequenas imobiliárias. O acesso a diferentes fontes, verificadas diretamente pelo Ibope Inteligência, garantiu ao levantamento mais confiabilidade, servindo como referência para o mercado imobiliário.

De acordo com a pesquisa, os imóveis novos em São Paulo tiveram alta de 14% entre abril e outubro de 2011, registrando um aumento de 85% desde o ano de 2009. Já a respeito dos imóveis usados, os preços subiram 11% durante o mesmo período de seis meses.

Foto: Flickr.

A estimativa, conforme dados calculados pelo Ibope, é que a alta do preço do metro quadrado dos imoveis a venda em SP chegue a 28%, ainda esse ano. A valorização em reais resulta na média de R$ 6.019 por metro quadrado para apartamentos novos e R$ 4.979 para as unidades usadas, até outubro de 2011.

O maior aumento dos preços na região paulistana foi registrado na Zona Norte, onde o metro quadrado dos imóveis novos subiu 28%, seguido pelo Centro (21%), Sudoeste e Sul (ambas com 17%), Leste (15%), Sudeste (10%), Oeste (9%) e Noroeste (3%).

A pesquisa que também mediu a valorização de imóveis em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) mostrou que na capital pernambucana e também na fluminense, os apartamentos usados tiveram um aumento de preços mais significativo do que as unidades novas.

Entre abril e outubro deste ano, os imóveis usados de Recife registraram valorização de 20%, contra 18% apresentada pelos apartamentos novos. No Rio de Janeiro, a diferença foi de 19% para os imóveis usados e 18% para os novos.

No ano, os preços de imóveis novos em Recife subiram 36% e 34% no Rio de Janeiro.

Para o Ibope, a explicação desse fenômeno deve-se ao fato dos lançamentos imobiliários estarem sendo insuficientes para atender ao aumento da demanda por novas moradias nas duas capitais.

Se no Rio de Janeiro, a procura por imóveis tem sido cada vez maior devido aos grandes eventos marcados para a cidade, como a Copa e as Olimpíadas; no Recife, as ofertas têm se tornado mais disputadas após a construção do complexo industrial portuário de SUAPE.

Localizado na Região Metropolitana de Recife, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, o Porto de SUAPE tem movimentado o mercado imobiliário, atraindo vários investidores para a região.