Decoração Sua Casa

Tendências de decoração

As tendências em decoração são sempre atualizadas, retomadas e revisitadas em um movimento cíclico. Isso porque tendências são passageiras, mas o estilo permanece. Desse modo, nesse artigo apresentaremos as principais tendências em decoração.

No começo da década, a moda no âmbito decorativo girou em torno de um revivalismo dos anos 50 e 60. Agora essas essas referências serão deixadas de lado, mas não completamente abandonadas. Isso de acordo com dois importantes eventos ocorridos no primeiro semestre de 2012, que ditam as diretrizes e as tendências para o mundo da decoração.

London Design Week e a Design Week de Milão são extremamente influentes e servem como referência para decoradores de interiores no mundo todo.

Pôster promocional da Design Week de Milão.

O evento inglês teve como sede o bairro Chelsea e foi realizado de 11 a 16 de março, reunindo mais de 500 marcas e empresas que apresentaram suas novidades. Entre as tendências, se destacam a forte presença de grafismos, muita cor, elementos de estilo retrô e referências à pop art, barroco e cubismo.

Essas tendências vão de encontro com o que foi apresentado em Milão, sobretudo em relação aos móveis e acessórios. Em Milão, o que predominou foram os móveis com muita cor, brilho e, principalmente, sofisticação. O ponto central é aliar o design, normalmente com inspiração retrô, com o que há de mais avançado em tecnologia.

Desse modo, as tendências para 2012 podem ser condensadas na mescla de estilos, com cores fortes e vibrantes, móveis tecnológicos e minimalistas. As texturas da decoração serão ditadas pelas fibras naturais como bambu, eucalipto, juta, lã, veludo, seda metálica e padrões florais e gráficos.