Temporada

Petrópolis: um dos destinos preferidos dos turistas no inverno

Petrópolis, graças ao seu patrimônio histórico, cultural e natural é um dos destinos preferidos dos turistas, sobretudo no inverno. A estação é a época ideal para viagens mais tranquilas com a família. Isso porque as temperaturas mais baixas pedem programas mais moderados, como visitas a museus ou degustações gastronômicas.

Para atender a essas demandas dos turistas, em julho acontece o Festival de Inverno de Petrópolis. O evento é organizado para promover a cultura e as artes na cidade, incentivando o acesso das pessoas ao mundo artístico e intelectual. A programação conta com inúmeras apresentações musicais, teatrais, dança, exibição de filmes e outros gêneros. Os shows musicais contam com a participação de artistas nacionais e internacionais.

Além do Festival de Inverno, a cidade promove, em meados de junho e julho, a Festa do Colono Alemão, que leva o título de Bauernfest. A programação inclui apresentações folclóricas, bandas e corais com músicas típicas, além do concurso de Chopp em Metro. Para degustar: quitutes germânicos e cervejas artesanais da região.

A cidade, que é também considerada um dos melhores pontos gastronômicos do país, conta com ampla rede de bares, restaurantes e cafés. Em novembro, a gastronomia é protagonista nas atrações turísticas, pois é quando se realiza o Petrópolis Gourmet, que a cada ano homenageia um país ou uma cultura diferente.

Petrópolis destino de inverno

A arquitetura e infraestrutura da cidade são outros pontos diferenciais. Algumas construções históricas são herança do império brasileiro, como o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, que dividem as atenções com a casa que pertencia e foi projetada por Santos Dumont. Há ainda curiosas construções como o Palácio Quitandinha, que já foi o maior cassino da América do Sul, e o Palácio de Cristal, feito de armações de metal e que causa estranheza em meio aos casarões neoclássicos do Centro Histórico.

Por contar com essas e diversas outra atrações, Petrópolis recebe turistas o ano todo. E para aproveitar os melhores momentos e eventos da cidade, uma alternativa é o aluguel por temporada. Desse modo, é possível reunir, em uma única viagem, toda a família e amigos.