Temporada

O que é que Caruaru tem?

Caruaru, localizada no centro do agreste de Pernambuco, com sua grande riqueza cultural exige do visitante um olhar mais cuidadoso para sentir e conhecer a cidade. Palco de uma das maiores festa populares, o São João, o município tem uma tradicional Feira de Artesanato e é porta de entrada para o Parque Nacional do Vale do Catimbau, um dos mais importantes do Brasil.

Localizada a 130 km da capital Recife, Caruaru se destaca pelos grandes e coloridos bonecos do bairro Vitalino, assim como por seus personagens únicos, como o mestre Eudócio, considerado patrimônio vivo de Pernambuco.

Sua maior atração, a Feira de Artesanato de Caruaru, acontece durante todo o ano. Criada em meados do século 18, atualmente desponta como uma das maiores feiras ao ar livre do Brasil. Dividida em 13 “feiras” temáticas, a exposição comercializa produtos de variados tipos, materiais, usos e preços. As opções incluem: acessórios, roupas, artigos artesanais, animais e alimentos. A feira possui ainda um museu dedicado à literatura de cordel, um dos maiores símbolos da arte nordestina.

A Literatura de Cordel é conhecida em todo o Brasil e se popularizou graças ao seu formato simples de impressão e histórias contadas em verso.

Vale do Catimbau – e suas formações rochosas com inscrições rupestres – é o ponto preferido pelos “ecoturistas”, que podem desfrutar de escaladas, trilhas e outras opções em esportes radicais ligados à natureza.

Para os amantes da cultura e história, as opções se dividem entre os museus e espaços culturais, como o Museu Casa do Mestre Vitalino, o Ateliê Severino VitalinoMuseu do BarroMuseu Gonzaga e Espaço Elba Ramalho. A cidade oferece ainda a tranquilidade do bairro Alto de Moura que, com sua atmosfera interiorana, transporta o turista para um cenário digno de Mestre Vitalino, o maior criador de bonecos de barro de Pernambuco.

Tantas atrações explicam a imensa procura dos turistas por hotéis e aluguel por temporada na cidade. Sobretudo na época do São João, quando são montados cenários e vilas cenográficas dedicadas ao forró e às festanças, transformando a cidade em um grande arraial.

As delícias culinárias, as belezas naturais, a infraestrutura e a multiplicidade cultural fazem de Caruaru um dos principais destinos turísticos do Brasil.