Temporada

Férias no Sudeste

Viajando pelo Sudeste: saiba o que esperar de uma das principais potências turísticas do país.

O Sudeste brasileiro é conhecido por abrigar algumas das regiões mais desenvolvidas do país. Principal gerador de riquezas econômicas do Brasil, o Sudeste consegue reunir empresas multinacionais, praias paradisíacas, gastronomia, história e festas mundialmente famosas.

Divido por 4 estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, a região Sudeste oferece um leque variado de opções turísticas e uma verdadeira potência de lazer e entretenimento que promete agradar os mais diferentes visitantes.

Conheça um pouco mais do que cada um desses estados pode lhe oferecer!

Minas Gerais: atração turística para além das galáxias

Foto: Fotopedia.

Conhecida por sua culinária, a começar pelos famosos pães de queijo, Minas Gerais reúne lugares e pontos históricos que preservam a identidade cultural da região.

Cidades como Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto (reconhecida como patrimônio histórico da humanidade) atraem visitantes de todas as partes quem poderão conhecer igrejas e monumentos típicos do estilo barroco. A cultura se expande a verdadeiras obras-primas do período colonial, reunindo um grandioso acervo arquitetônico e artístico brasileiro.

Mas engana-se quem pensa que o destino se resume a patrimônios e manifestações culturais. O estado conta com uma avançada infraestrutura e paisagens marcadas por belezas naturais que prometem agradar os turistas que buscam por contato com a natureza e esportes radicais. O ecoturismo desenvolve-se na região, em meio a bares e restaurantes que surpreendem com a saborosa gastronomia mineira.

Aliada à história e às comidas típicas, Minas Gerais ainda possui atrações bem particulares, sendo marcada como ponto fundamental no roteiro dos interessados por ufologia. Isso porque a região é conhecida por atrair visitantes até mesmo de outros planetas!

Rio de Janeiro: onde o Cristo te espera de braços abertos

Um dos destinos mais desejados e procurados do mundo, o Rio de Janeiro possui paisagens dignas dos principais cartões postais do Brasil.

Só na capital do estado, localizada em uma área de relevos e morros, o Pão de Açúcar, com seu teleférico, e o Cristo Redentor recepcionam os turistas em meio a algumas das praias mais famosas do mundo.

Copacabana, Barra da Tijuca e Ipanema, eternizada na canção de Vinicius de Moraes, se destacam como pontos turísticos da região. Além delas, as maravilhas cariocas se estendem a praias como a de Angra dos Reis, Búzios e Paraty, onde turistas disputam por um lugar para ficar, aquecendo o mercado imobiliário. Dessa forma, a procura por aluguel de temporada no Rio de Janeiro é intensa durante praticamente todo o ano.

A procura torna-se ainda mais acirrada em épocas de carnaval e réveillon, quando a cidade recebe visitantes de todas as partes em busca de duas das mais grandiosas e animadas festas do mundo. O número de pessoas é tão alto, que quem pretende conhecer a cidade maravilhosa deve seguir algumas dicas para se organizar durante as férias no RJ e não correr o risco de ficar sem uma casa ou apartamento para se hospedar durante a estadia na cidade.

Além das festas e belezas naturais, o Rio de Janeiro ainda conta com eventos de reconhecimento internacional. Entre eles, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Acontecimentos que só confirmam a capacidade turística da região.

São Paulo: O mundo e várias opções em um só lugar

Foto: Flickr.

Conhecer a grande metrópole brasileira pode ser um passeio com infinitas possibilidades. Entre arranha-céus e empresas multinacionais, os programas se diversificam em restaurantes, teatros, danceterias, shoppings, parques de diversão e muitas outras opções.

Abrigando pessoas de todas as partes do mundo em um verdadeiro caldeirão cultural, São Paulo é palco dos principais acontecimentos que marcam o calendário de eventos do país e, até mesmo, do mundo. Entre eles, pode-se citar o São Paulo Fashion Week (maior evento de moda do Brasil), o Salão do Automóvel, o Grande Prêmio do Brasil e também a Parada do Orgulho Gay, considerada referência mundial e exemplo da diversidade de estilos e atrações encontrados no estado.

O destino também é famoso por estar presente em grande parte das turnês de shows e apresentações de artistas nacionais e internacionais, que veem em São Paulo a chance de alcançar fãs de todo o Brasil. Esse diferencial é outro dos motivos que faz com que pessoas de todas as partes optem por locações temporárias no estado.

Além dos eventos, quem visita São Paulo também pode desfrutar de atrações naturais, como a praia de Ilhabela, no litoral norte do estado, e a região montanhosa de Campos do Jordão, que reúne turistas em busca das belezas da natureza presentes no estado.

As opções são apenas algumas das milhares de alternativas que uma verdadeira metrópole pode oferecer.

Espírito Santo: natureza e progresso lado a lado

Foto: Flickr.

Em contraste com a imagem tecnológica e industrial de São Paulo, o Espírito Santo destaca-se por suas belezas naturais.

Em meio a extensas áreas de preservação ambiental, o turismo desenvolve-se em harmonia com a natureza, oferecendo aos turistas um passeio entre riquezas ecológicas e opções de ecoturismo.

Raffting, trilhas, voos livres, banhos de mar e paisagens que incluem a fauna e flora intocadas da região são alternativas que podem ser combinadas ao descanso em regiões montanhosas e visitas a centros de estudos e pesquisas ambientais.

As possibilidades turísticas incluem passeios por construções, fortes e igrejas com mais de 500 anos de história, que reúnem preciosidades preservadas desde os tempos do Brasil Império.

Como se não bastassem as opções, o Espírito Santo agrada também por sua culinária, famosa pela moqueca na panela de barro e festivais que valorizam a gastronomia típica, como o Festival Internacional dos Amigos do Vinho e a Festa da Polenta.

Além dessas, o visitante ainda pode aproveitar festas regionais que servem para animar sua temporada em diferentes épocas do ano. Um exemplo é o Vital, carnaval fora de época do Espírito Santo, e o Circuito Nacional de Forró de Itaúnas. Comemorações religiosas também estão no calendário do estado, como a Festa da Penha e os Passos de Anchieta.