Decoração Sua Casa

Delimitando espaços: decoração de ambientes integrados

Para aproveitar melhor os escassos espaços urbanos, é tendência a construção de apartamentos com ambientes integrados, ou seja, cômodos, como sala de jantar e de estar, sem paredes divisórias entre eles.

Os espaços conjugados merecem decoração especial, para que sua funcionalidade seja respeitada. Para quem vai morar em um apartamento desses ou está pensando em mudar a decoração do seu, fique atento às dicas que preparamos.

Tente delimitar os espaços. O uso de móveis planejados é ótima opção para deixar claro onde “começa” uma sala e termina a outra. Além disso, invista em móveis de cores e tons que conversem entre si, e o ideal é que eles tenham o mesmo estilo. No entanto, para delimitar os ambientes, é possível lançar mão de cores ou padrões diferentes.

Nessas salas conjugadas, o uso de tapete e as cores diferentes nas paredes foram recursos utilizados para delimitar os espaços.

Outra dica muito útil é abusar dos acessórios, como quadros, cortinas, luminárias, tapetes, almofadas, entre outros, que personalizam o ambiente, imprimindo nele a personalidade do morador. Além de tudo, eles são acessíveis. Os espelhos também são amigos dos espaços conjugados, pois garantem sensação de amplitude.

Uma sugestão muito válida é pintar as paredes com cores diferentes. Para destacar um ambiente, é possível pintá-lo com uma cor diferente do restante do apartamento. Investir em texturas também é uma forma barata e charmosa de quebrar a linearidade dos espaços integrados. Os papéis de parede podem ser outros recursos e são tendências no mundo da decoração.

Principalmente em casas e apartamentos pequenos, a regra geral é que menos é mais. Como em apartamentos com ambientes integrados são grandes as chances de poluir visualmente os cômodos, prefira investir em uma decoração minimalista. Tons neutros e pastéis combinam com esse tipo de construção.

Por fim, seja criativo e procure criar espaços que tenham múltiplas funções, assim como móveis com várias utilidades, como uma banqueta que vira mesa ou vice-versa. Dessa forma, é possível aproveitar de forma eficiente o pouco espaço que há nos apartamentos modernos e urbanos.