Temporada

Como viajar e economizar ao mesmo tempo?

Para que uma viagem seja bem aproveitada, muitas pessoas acreditam que é necessário ter muito dinheiro disponível, já que será necessário gastar com passeios, alimentação, hospedagem, entretenimento e possíveis imprevistos.

No entanto, existem maneiras de viajar, sem gastar muito. Para tanto, basta seguir algumas medidas, capazes de garantir economia ou evitar desperdícios. Confira!

É possível fazer uma viagem econômica, desde que algumas medidas sejam seguidas.

– Planeje a viagem com antecedência. Além disso, se puder optar, escolha para sair de férias durante a baixa temporada. Isso porque hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais deixam seus preços mais baixos devido à queda do movimento turístico.

E sobre se programar com antecedência, a vantagem é adquirir passagens com preços menores e reservas em hotéis melhores com custos mais acessíveis.

– Leve itens de higiene. Independente do destino da viagem, leve uma necessaire com xampu, condicionador, sabonete, escova de dente, creme dental, cortador de unhas e cotonetes e outros itens de higiene em quantidade suficiente para o tempo em que estiver fora. A precaução dispensa que compras desse tipo sejam feitas na cidade destino, o que gera economia, já que é difícil prever quanto estes e outros artigos podem custar em lugares desconhecidos.

– Troque dinheiro apenas em casas de câmbio. Evite ao máximo trocar dinheiro com desconhecidos que ofereçam esse “serviço”. As casas de câmbio são seguras e as melhores opções. Isso porque os cambistas, muitas vezes, querem lucrar muito mais com a troca e o negócio acaba sendo furado.

– Hospedagem alternativa. Geralmente, os hotéis cobram muito pelas diárias. Para quem quer mesmo economizar, há dois meios alternativos de hospedagem: os hostels e o aluguel por temporada. No primeiro caso, os serviços são mais simples e, enquanto que, ao alugar por temporada, é possível dividir as despesas com amigos ou familiares que estejam viajando com você.

– Ande de ônibus ou alugue uma bicicleta. Em vez de gastar com táxis ou com o aluguel de um carro, é possível utilizar o transporte público para economizar. Se a ideia for fugir do sedentarismo e aproveitar a viagem de uma forma diferente, algumas cidades contam com o aluguel de bicicletas o que, além de econômico, é ecologicamente correto.