Comprador Locação Venda

Como Pagar IPTU Atrasado

Como Pagar IPTU Atrasado

Perdeu a data de pagamento do IPTU? Limpando a gaveta de casa descobriu um débito de anos atrás? Nem sabia que tinha que pagar imposto? As histórias são muitas e isso pode acontecer com qualquer um.

Apesar dos governos locais em geral emitirem o carnê do IPTU com antecedência, incentivando com descontos para pagamentos antecipados em alguns casos e regiões um bom número de pessoas ainda acaba atrasando o pagamento, o que pode acarretar problemas.

O IPTU é um imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana e deve ser pago anualmente por quem tem propriedades, imóveis ou domínios na zona urbana ou em sua extensão. Foto: Blog Diário de Consumo.

Problemas com IPTU em atraso

Independentemente de ser uma contribuição com o governo local, o não pagamento do IPTU poderá provocar complicações ao proprietário do imóvel. Elas podem ir desde a sua inserção no SCPC, restringindo seu crédito em todo território nacional, até mesmo, em casos mais extremos, a possibilidade de ter sua propriedade leiloada.

E você não vai querer isso, certo?

A boa notícia é que os governos facilitam o pagamento desse imposto. Desse modo, pessoas inadimplentes podem quitar seus débitos de forma mais flexível, evitando os problemas já mencionados.

Como regularizo meu IPTU atrasado

É muito simples legalizar a sua situação e pagar o IPTU atrasado. Através do site da prefeitura de seu município você pode consultar débitos, emitir a 2ª via de pagamento, calcular o valor do IPTU a ser pago, e diversos outros assuntos relacionados ao imposto.

O IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel, ou seja, o valor de venda imediata dele. É diferente do valor de mercado, lembrando que o venal pode chegar a até 50% do valor que ele seria de fato vendido. A alíquota estabelecida sobre o valor é diferente em cada município e deve respeitar sua própria legislação.

Agora, se o pagamento não é efetuado em dia, o imposto é dividido automaticamente em parcelas pela prefeitura do seu município. É bom pagar o quanto antes os atrasados, isso porque, embora algumas regiões excepcionalmente não aufiram juros sobre o vencimento do IPTU em atraso, é comum o acréscimo de 1% ao mês no valor.

Veja abaixo o site de alguns municípios para informações sobre IPTU:

AmericanaMogi das Cruzes
Angra dos ReisMonte Alegre
AracajuNatal
Arraial do CaboNiterói
AssisOsasco
BauruPalmas
Belfort RoxoPaulinea
Belo HorizontePetrópolis
BelémPorto Alegre
Bento GonçalvesPorto Velho
BetimPraia Grande
BrotasPresidente Prudente
Cabo Frio Recife
CampinasRibeirão das Neves
Campo GrandeRibeirão Pires
CascavelRibeirão Preto
Conceição do AraguaiaRio de Janeiro
ContagemSalvador
CotiaSanta Maria
CuritibaSanto André
DiademaSão Bento do Sul
Distrito FederalSão Bernardo do Campo
Duque de CaxiasSão Caetano do Sul
Feira de SantanaSão Paulo
Ferraz de VasconcelosSao Roque
FlorianopolisSão Vicente
FortalezaSete Lagoas
Francisco MoratoSorocaba
Gov. ValadaresSorriso
GuarulhosSumaré
João PessoaSuzano
JoinvilleTaubaté
Juazeiro do NorteTeófilo Otoni
Juiz de ForaTeresina
LimeiraTrês Corações
LondrinaUberlândia
MaceióValinhos
ManausVárzea Grande
MaríliaVila Velha
MauáVolta Redonda

Não encontrou seu município em nossa relação? Não se preocupe! Deixe um comentário aqui ou em nossas redes sociais que buscaremos adicionar esse dado. Nossos artigos passam continuamente por atualizações.

Clique aqui para mais notícias do Mercado Imobiliário.

Como Pagar IPTU Atrasado
5 (100%) 5 votos
Conteúdo GRATUITO e EXCLUSIVO
Nossos mecanismos de inteligência processam dados em tempo real e as informações obtidas são surpreendentes! Cadastre seu e-mail para ficar antenado sobre todas tendências do mercado imobiliário.
Nós odiamos SPAM. Jamais divulgaremos seus dados a terceiros.