Corretor Marketing

Como evitar conteúdo duplicado em seu site

Depois de atualizar suas políticas de resultados no motor de busca, o Google está cada vez mais rigoroso sobre penalidades quando o assunto é conteúdo duplicado. Em casos quando a duplicação for demasiada, o site poderá até mesmo sair do ar e ser removido.

Conteúdo duplicado é um dos maiores vilões em SEO e para o Google | Foto: Smart Income Detective

 

Com testes no HTML e o CSS, a duplicação de conteúdo em sites genuínos pode ser reduzida a zero, mas isso só será capaz com um trabalho bem planejado do webmaster. Conheça aqui algumas dicas para evitar este problema.

– Links internos: com a existência de mais de um link interno direcionado à mesma página ou post, é preciso verificar se todas as URLs também serão exatamente iguais à primeira;

– Nome de domínio: o nome do domínio deverá ser sempre o certo, também quando o conteúdo estiver em outras línguas estrangeiras;

– Conteúdo similar: conteúdo similar em duas ou mais páginas pode ser considerado duplicação. O indicado é que, se isso ocorrer, combiná-las em uma só página;

– CMS: conhecer o seu próprio CMS é fundamental, assim você poderá assegurar-se de que o conteúdo não será mostrado em vários formatos diferentes;

– Redirecionamento 301: com este tipo de redirecionamento, você garante que sua URL será indexada apenas uma vez pelo mecanismo de busca, assim o Google não interpretará que seu post sofreu duplicação vinda de links iguais, mas com ou sem a barra no final, por exemplo;

– Títulos e descrições: mesmo se não houver conteúdo duplicado, o motor de busca poderá interpretar o contrário, caso títulos e descrições sejam repetidos. Por isso, a variação na escolha das palavras-chave e sinônimos se torna ainda mais importante para evitar penalidades.

O conteúdo duplicado pode não ser apenas um conteúdo “roubado”, mas principalmente há de se levar o fato que ele pode estar gerido em várias URLs diferentes. Para isso, uma dica é criar links em um texto resumido para um post com informações mais completas. Assim ficará mais fácil dar uma breve descrição e em seguida publicar sua opinião sobre o post ou assunto citado.

1 comentário

  • Olá Renata,

    CMS é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade. CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, versionar, e publicar documentação empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web.

    Podemos dizer que um CMS é semelhante a um framework (um esqueleto) de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet.

    Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.

    Fonte: ABC da Web