Temporada

Circuitos das Águas: turismo para o ano inteiro

O Circuito das Águas Paulista ou simplesmente Circuito das Águas é formado por cidades que têm em seus recursos hídricos a principal fonte turística. O circuito está localizado na divisa entre o estado de São Paulo e Minas Gerais. As cidades são: Águas de Lindóia, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra, Socorro e Amparo.

O que torna essas cidades tão especiais e atrativas aos olhos dos turistas é a qualidade das águas, que são minerais. O clima ameno privilegia as atividades físicas, como passeios e trilhas que levam a cachoeiras, rios, fontes e espaços culturais das cidades. É comum entre os turistas, grupos e famílias que pretendem passar longos períodos em cada cidade e que, por isso, adotam o aluguel por temporada, que é mais acessível e proporciona mais comodidade.

Foto de uma das fontes do Circuito das Águas.

Vejamos o que cada uma dessas cidades tem a oferecer.

AMPARO
Por ser uma cidade considerada montanhosa, as águas de Amparo brotam das rochas nas montanhas e suas propriedades medicinais são indicadas para cura de asmas e outros distúrbios.

As ruas da cidade são um museu a céu aberto, com casarões de inspiração neoclássica, gótica e de Art Nouveau. Outra característica da cidade são os vestígios dos imigrantes de diferentes nacionalidades que ajudaram a construir Amparo. Os italianos deixaram como contribuição cultural o forte sotaque, assim como as receitas típicas que foram criadas na Itália.

O turismo rural se destaca pela visitação a antigas fazendas coloniais, que são herança da época áurea do café.

Outros pontos turísticos da cidade são a Catedral Nossa Senhora do Amparo, a
Fazenda de Engenho das Palmeiras, o Museu Histórico Pedagógico “Bernardino de Campos” e o Parque Ecológico, Orquidário “Dr. Paulino Recch” e Observatório Municipal.

ÁGUAS DE LINDÓIA
O Balneário da cidade é um dos principais centros hidroclimáticos do mundo. Suas águas também são medicinais, com princípios que preservam e recuperam a saúde. Também há piscina com tobogãs, espelhos d’água e jardins projetados por Burle Marx.

Uma característica muito marcante da cidade é sua alta qualidade em infra-estrutura para eventos, que é uma das melhores estruturas do país, com mais de 50 salas para congressos, convenções, feiras e simpósios.

Com os passeios ecológicos, é possível fazer mergulhos em piscinas de água mineral, fazer trilhas e escaladas. Além disso, o charme europeu e os 300 dias de sol por ano atraem um número cada vez maior de turistas à cidade.

Os principais pontos turísticos da cidade são: Museu Histórico Pedagógico “Bernardino de Campos”, Parque Ecológico, Orquidário “Dr. Paulino Recch” – Observatório MunicipalObservatório Municipal, Catedral Nossa Senhora do AmparoMercado Municipal e as Feiras, no Centro Permanente do Artesanato, e a Feira de Artes, Artesanatos e Quitutes.

JAGUARIÚNA
Apesar de ser um polo industrial, o destaque recai sobre o turismo rural, com espaços para pescas e cavalgadas, por exemplo. A cidade é famosa, ainda, graças ao seu contínuo desenvolvimento na estrutura de turismo e lazer, com diversas opções de entretenimento, estabelecimentos comerciais e pontos turísticos.

Outra característica marcante da cidade é seu alto nível de qualidade de vida, que é um dos maiores do país. Isso graças o crescimento planejado, saneamento básico, hospital e atendimento público de saúde, que são considerados os melhores do Estado. Jaguariúna oferece aos seus moradores ensino público e particular também de qualidade, acesso fácil e amplas avenidas.

No quesito turismo, a cidade conta com atrativos como o Passeio de Maria-FumaçaPesqueiros, a Rota Original da Terra, que passa por inúmeros sítios onde cachaça, queijos, embutidos e outros produtos são fabricados e produzidos artesanalmente. Além disso, a cidade conta com diversas feiras artesanais e praças, com programação variada e diversificada.

LINDÓIA
A cidade, tipicamente do interior, é pacata e tranquila, proporcionando bons momentos de descanso e lazer. Lindóia é responsável pela produção de 40% do volume total da água consumida no Brasil, sendo bastante famosa por isso. Para manter a extração de seus poços, a cidade preserva a natureza, contando com diversas áreas verdes.

Um de seus pontos turísticos é o Museu Centro de Memória, que conta a história da Água Mineral. Outra atração da cidade é o Engenho Cavalo de Tróia, onde é possível acompanhar todo o processo de fabricação de vários tipos de cachaças.

As praças Getúlio Vargas e Humberto Amaral também são opções de passeios para os turistas.

MONTE ALEGRE DO SUL
A natureza é o principal atrativo dessa cidade, que tem montanhas, vales e muitos exemplares da fauna nacional, assim como as antigas fazendas de café abertas à visitação. Uns dos atrativos mais famosos da cidade são os seus mais de 50 alambiques e adegas, onde é possível degustar bebidas de primeira qualidade.

Os alambiques e a cachaça de qualidade são os destaques de Monte Alegre do Sul.

Os principais pontos turísticos da cidade são a Cachoeira do Falcão e das Mostardas, o Santuário do Senhor Bom Jesus e o Balneário Municipal.

PEDREIRA
Além das belezas naturais, a cidade possui o Observatório de Pedreira, que é considerado um dos melhores pontos do estado para observação astronômica.

A cidade também está preparada para receber o turista, dispondo de extenso comércio de louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gesso, resina, peças artísticas, utilitárias e de decoração.

As visitações turísticas são voltadas principalmente para o turismo rural e ecológico, sendo os principais atrativos da cidade: Complexo turístico do Morro de CristoZoológico Bosque MunicipalRio Jaguari e o Museu Histórico e da Porcelana.

SOCORRO
Com mais de 12 prédios tombados como patrimônio arquitetônico e mais de 100 construções com clara inspiração clássica, a cidade ainda oferece inúmeros parques de aventura, onde é possível praticar mais de 17 modalidades esportivas, com destaque para o Rally.

As três cachoeiras de destaque na cidade são: MonjolinhoSaltinho e Cachoeira dos Sonhos. Outra atração turística da cidade é o Balneário Fonte da Pompéia, que conta com uma sauna completa, banho de imersão, banho de espuma, forno de Beer, chuveiro agulha, infravermelho, ducha escocesa.

SERRA NEGRA
Famosa por suas muitas fontes, a cidade é também rota e ponto de encontro de motociclistas. O Lago dos Macaquinhos, um de seus principais atrativos turísticos, conta com área para piqueniques, pesqueiro, aluguel de cavalos, pedalinhos, piscinas, playground, chalés e uma ilha no centro do lago com criação de macaquinhos originários do local.

Outros pontos turísticos de Serra Negra são o Monumento ao Cristo RedentorTeleférico e o Conjunto Aquático.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]