Decoração Sua Casa

Cores e iluminação: Centro da decoração

Equilíbrio entre cores claras e luz natural garante um ambiente mais clean e, por causa das cores escolhidas, romântico | Via 79 ideas.

Na decoração de interiores, as cores e a iluminação são pontos indissociáveis. Isso porque a harmonia do conjunto formado pelas cores, tons e volume é determinada pela luz. Nesse sentido, é importante equilibrar iluminação e cores para que seja possível criar um efeito estético adequado.

Fala-se em iluminação no singular, no entanto, há diferentes tipos de iluminação. A saber: luz naturalluz elétricaluz ambienteluz de destaque e luz para tarefas.

Cada um desses tipos de iluminação serve para tornar um ambiente o mais funcional possível, destacando pontos, elementos, detalhes de objetos, além de ajudar a compor uma atmosfera mais acolhedora ou dinâmica, conforme a intenção do morador, interferindo diretamente na decoração.

Enquanto isso, as cores estimulam emoções, traduzem culturas e ideologias. Em um cômodo decorado, a cor é imprescindível para transmitir a identidade e personalidade dos moradores. Como as cores possuem diferentes tons e matizes, na hora de decorar sua casa, determine as suas cores preferidas e, a partir dessa paleta, escolha a cor das paredes, dos móveis e acessórios.

Lembre-se de adequar as cores à iluminação, abaixo algumas dicas de como conseguir efeitos bonitos e funcionais.

Equilíbrio entre cores claras e luz natural garante um ambiente mais clean e, por causa das cores escolhidas, romântico | Via 79 ideas.

Para aproveitar a luz natural, sugere-se utilizar elementos e materiais mais delicados. Os tons das cortinas e paredes devem ser claros, pois, dessa forma, ajudarão propagar a luz, garantindo a sensação de amplitude. Ideais para salas, cozinhas, quartos e banheiros, criam um clima intimista e aconchegante.

A iluminação elétrica se utiliza para compensar a falta de iluminação natural. Já a iluminação ambiente é usada como complemento da iluminação geral, serve para “criar” diferentes ambientes. Por exemplo, um abajur em uma sala cria uma atmosfera acolhedora. Para ambientes em que a decoração seja feita com cores escuras e dramáticas, a luz elétrica é o ideal.

A luz destaque, como o nome sugere, é utilizada para marcar ou destacar determinado ponto da casa ou elemento decorativo, como um quadro ou um vaso. Já a luz de tarefa é aquela que proporciona um ambiente funcional, são as utilizadas em escritórios. Esses tipos de iluminação pedem cores e tons neutros, sobretudo do Off White.

Faça da luz uma verdadeira aliada da decoração e deixe a sua casa ainda mais bonita e aconchegante.