Temporada

Campina Grande e o maior São João do Mundo

Campina Grande, outrora a capital do algodão e do trabalho, atualmente é reconhecida por suas festividades, desenvolvimento tecnológico e educacional.

Na cidade, que quase se tornou capital da Paraíba, a atmosfera caipira da contrasta com o fato da região ser um dos mais importantes polos industriais do país. Além disso, a cidade sedia 16 universidades, entre elas três públicas.

Campina Grande, para realizar a maior festa junina do Brasil capricha na decoração. Os balões e bandeirinhas são características das festas de São João.

A diversidade cultural da cidade é outro diferencial que faz com que ela se firme como destino de turismo cultural. Durante a festa de São João, a cidade recebe milhares de visitantes e turistas que aproveitam para provar os quitutes, arrastar o pé no forró e visitar belas paisagens.

Turismo
Embora seja uma cidade grande, Campina Grande é pacata, porém, em junho, a cidade se transforma. Barracas, músicos e decoração colorida fazem toda a região virar uma festa. Nesse mês, a população da cidade se multiplica e os grupos de turistas optam pelo aluguel por temporada para aproveitar melhor a festividade e, além disso, visitar as praias da região.

Para o deslocamento dos foliões há um trem exclusivo, que vai até as cidades vizinhas. Aliás, nos arredores de Campina Grande, há inúmeras atrações esperando pelos turistas, como passeios, trilhas e outras, deixando a viagem inesquecível.

Passeios
Visitar cidades vizinhas é ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais da cultura, história e paisagens da região. Em Galante, um distrito a 12 km de Campina Grande, o turista pode almoçar em fazendas ao som de forró pé de serra. Fagundes é uma cidade típica do interior, rota peregrinação de fieis. Nas redondezas há ainda o “Brejo Paraibano”, uma microrregião que oferece inúmeras surpresas.

Além disso, é possível visitar João Pessoa, capital da Paraíba, para conhecer suas belas praias e entender porque o litoral nordestino é famoso mundialmente.

Para comer
A cidade é repleta de alternativas para quem aprecia a culinária. E na época de festejos juninos, nada melhor do que provar os quitutes típicos, como milho, pamonha, pé de moleque, canjica, cri-cri e outras especialidades paraibanas como baião de dois.

Durante a festa, muitas barracas e tendas são armadas especialmente para comercializar esses produtos.

Campina Grande, por esses e outros motivos, é um dos destinos turísticos mais requisitados do Brasil, especialmente durante o mês de junho, quando a cidade promove o maior São João do país.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]