Comprador Proprietário Venda

Vender um imóvel exige muita cautela e atenção

venda de um imóvel é uma tarefa que exige muita cautela e atenção, sendo indispensável que se tome uma série de cuidados a fim de garantir a segurança e bom resultado da negociação. Para ajudar a simplificar o processo, fique atento aos cuidados necessários para fechar negócio.

Regularização do imóvel
O primeiro passo para quem deseja vender um imóvel  é verificar a regularização do bem. Para isso, vá até ao Registro Geral de Imóveis e solicite um documento, como, por exemplo, a escritura, que comprove que você é o real dono do imóvel.

É preciso ainda buscar junto ao Cartório de Registro Geral de Imóveis a emissão da Certidão de Ônus Reais. Esse documento é a prova de que não há restrições que possam impedir a venda do imóvel, como situações de hipoteca ou penhora.

Reformas e consertos
Regularizada a situação legal do bem, é preciso avaliar o seu estado físico. Faça uma inspeção e reflita se são necessários consertos ou reformas, incluindo desde à aparência, até a estrutura do imóvel. Lembre-se ainda que melhoria, assim como defeitos, podem influenciar o valor cobrado e o interesse dos compradores.

Definindo um preço
Antes mesmo de anunciar a venda do imóvel, é preciso definir o seu valor. Para ajudá-lo nessa questão, disponibilizamos no nosso site a média de preços dos imóveis e do metro quadrado em mais de 431 cidades, mas tenha em mente que itens como garagem, piscina, playground e, até mesmo, questões pessoais podem interferir na decisão.

Dica >> Para saber o valor médio dos imóveis à venda no seu bairro acesse a nossa página de Tendências do Mercado Imobiliário.

Anunciando o imóvel à venda
Com o preço definido, é chegada a hora de anunciar o imóvel. Hoje a internet é o primeiro veículo de busca por imóveis à venda, então, divulgue em portais imobiliários, pois eles são especializados somente em vendas de imóveis, as redes sociais também podem ajudam na venda.

Em todos os anúncios é fundamental que estejam registrados diferentes formas para contato, como telefone residencial, comercial, celular e e-mail. Além disso, informe dados e características capazes de favorecer a divulgação de seu imóvel.

Marcando visitas
Anunciada a venda do seu imóvel, é comum que muitos interessados entrem em contato por telefone ou e-mail, solicitando uma visita à casa ou apartamento desejado. Para facilitar o seu controle, elabore uma agenda de visitações, estabelecendo horários que não atrapalhem a sua rotina.

Outras recomendações dizem respeito à sua segurança, e consistem em não receber pessoas quando estiver sozinho e, de preferência, não ultrapassar o limite de meia hora por visita.

Cuidados durante a negociação
Estabelecido o contato com os interessados, dá-se início às negociações. Nessa hora, aja com cautela e analise muito bem qualquer oferta antes de confirmá-la. Não dê a impressão de aceitar diferentes propostas ao mesmo tempo e verifique condições como formas de pagamento e garantias.