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O link building pode ser o melhor amigo do seu site. Saiba como!

Como em qualquer outra área em que o bom posicionamento em mecanismos de busca é  um dos focos, o setor imobiliário também precisa saber mais sobre o funcionamento do Link Building. Para isso, alguns fatores devem ser considerados, principalmente por parte de quem já está ou pensa em entrar nesse ramo. É o seu caso? Confira as dicas de hoje!

Traduzindo literalmente, a estratégia significa a “construção de links”. Isso porque um dos critérios para um endereço na web ficar bem posicionado em sites de busca é a confiança que ele tem na rede. Esta credibilidade é medida pelos links que apontam para tal site, o que deu origem à tática hoje conhecida como link building.

Se bem usado, o link building pode ser bastante útil no mercado imobiliário | Foto: Worth of Web

Antes de explicar como funciona a técnica, é importante esclarecer que o bom link building não é feito por quantidade de links, mas sim por sua qualidade. O Google e outros buscadores visam primordialmente esta questão e podem, inclusive, penalizar um site que tente enganar as buscas orgânicas.

Fatores de um bom link

– Gerar cliques. Aqui entra a questão de atrair os usuários para o seu link. Isto é, ao fazer um comentário em um blog de decoração, por exemplo, e simplesmente assinar com o endereço não garante que os leitores de tal post se sintam interessados em acessar seu site. Por isso, é de extrema importância pensar em maneiras estratégicas e qualitativas para criar links atrativos e, consequentemente, conseguir que os usuários acessem a sua página;

– Conteúdo com relevância, que realmente seja do interesse de seu público. No setor imobiliário, oferecer artigos sobre os trâmites que envolvem a venda e compra de imóveis, por exemplo, é alternativa interessante, pois tira dúvida de seus leitores e, portanto, agrega conhecimento e demonstra o quanto você e sua empresa entendem do assunto;

– Estar no contexto da sua marca, produto ou serviço. O que significa que os links apontando para o seu site devem partir de um site da mesma área de atuação que a sua. De nada adianta conseguir uma menção em blogs sobre culinária, se o que você quer é atrair pessoas interessadas em compra e venda de imóveis.

O que não fazer no link building

– Troca e compra de links. Os mecanismos de buscas estão preparados para detectar este tipo de estratégia, vista como fraudulenta. Isso porque os links obtidos não são naturais e espontâneos, ou seja, não partem de usuários comuns e interessados em sua marca;

– Links de pouca relevância, em sites pouco conhecidos e que não tenham nada a ver com a sua área de atuação.

Para encerrar

Outro aspecto muito importante na hora de trabalhar a qualidade do seu site é oferecer um conteúdo que esteja de acordo com a sua área trabalhada. A pesquisa em sites, fóruns e blogs é bastante viável e permite uma avaliação para descobrir se o assunto abordado já foi ou não falado em outras páginas.

Estar sempre de olho em sites de concorrentes também mostra outros aspectos que podem fazer o seu conteúdo ser inovador e original. Por fim, há inúmeras estratégias e conteúdos que podem ser usados em link building. Antes de recorrer à tática, porém, é preciso buscar as informações certas, em sites que entendem do assunto, além de lembrar que este é um trabalho que exige tempo, paciência e, muitas vezes, investimento.