Temporada

Prática de ecoturismo no Brasil ganha novas dimensões e chama a atenção de turistas

O ecoturismo é uma atividade que tem demonstrado grande crescimento nas últimas décadas, abrindo espaço a novas modalidades de exploração e contato à natureza, aproveitando toda extensão territorial e o patrimônio histórico-cultural do Brasil.

A prática em ascensão entre turistas e viajantes de todo o país tornou-se popular entre aqueles que desejam realizar um passeio diferente, de forma sustentável, preocupando-se ainda com preservação da natureza e bem-estar global.

A modalidade remete então a uma atividade relacionada ao turismo em locais que prezam os cuidados com o meio ambiente, para que os atrativos naturais estejam sempre disponíveis a novas tentativas de exploração sustentável.

As várias opções de ecoturismo existentes no Brasil abrangem paraísos ecológicos ideais para a prática, minimizando os impactos causados à natureza durante uma viagem.

Proporcionalmente importante é a conscientização que a população adquire ou firma durante viagens desta modalidade, que proporciona momentos de entretenimento e respeito ao patrimônio natural e cultural do planeta.

Aliado a questões sustentáveis, o ecoturismo ganha proporções cada vez maiores no Brasil | Foto: Revista Ecoturismo.

Mesmo tratando-se de ecoturismo, entretanto, engana-se aquele que enxerga a prática de forma limitada. Isso porque as possibilidades vão além de passeios em reservas naturais e mata fechada. As atrações ecoturísticas incluem praias, florestas e cachoeiras, responsáveis por cenários ideais para a modalidade.

Ampliando as perspectivas do turismo ecológico, é possível praticar atividades como rafting, tirolesa, boia cross, tekking, asa delta, parapente e ciclismo, que além de preservar a natureza, proporcionam economia durante viagem.

Por isso, é cada vez maior o número de viajantes que preferem o ecoturismo a passeios comuns, desfrutando de tudo o que o destino escolhido tem a oferecer.

Uma das modalidades de turismo ecológico envolve a prática de mergulho entre as possibilidades da viagem | Foto: Bonito Pantanal.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável, os princípios a cerca do ecoturismo são:

– Respeito à legislação vigente;
– Direitos das populações locais;
– Considerar o patrimônio e o valor das culturas locais;
– Desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos;
– Conservação do ambiente natural;
– Sustentabilidade da atividade;
– Planejamento e gestão responsável.

Os principais destinos de ecoturismo no Brasil

Entre tantas cidades dispostas a receber os turistas interessados em ecoturismo, entretanto, existem aquelas que se destacam mais. Os principais destinos ecológicos do Brasil são atualmente Brotas (São Paulo), Chapada Diamantina (Bahia), Itacaré (Bahia), Chapada dos Veadeiros (Goiás) e, o mais famoso do país, Bonito (Mato Grosso do Sul).

Em Brotas, o viajante poderá usufruir das belezas da natureza praticando atividades como arvorismo, tirolesa, canoagem, rapel, escalada e trilhas, enquanto em Chapada Diamantina as principais atividades ecológicas são mergulho de superfície, travessia das grutas, espeleomergulho e off road.

A escalada, além de permitir um contato maior com a natureza, proporciona vistas deslumbrantes | Foto: Aventurismus - Chapada Diamantina

Itacaré abriga rios, matas, cachoeiras a manguezais totalmente preservados, possibilitando aos turistas banhos de mar refrescantes em suas praias de águas claras, passeios de canoa e trilhas por entre a grande diversidade de selva existente.

Aos mais apegados a esportes variados, Chapada dos Veadeiros disponibiliza práticas radicais como arvorismo, rapel, tekking, mountain bike e cavalgadas através de seus cânions, serras e veredas.

O último e mais procurado destino, Bonito, faz jus a seu nome. Mato Grosso do Sul abriga uma das regiões mais ricas ecologicamente, além de disponibilizar serviços de qualidade e demonstrar grande organização nas atividades apresentadas no local. Passeios de flutuação, trilhas por cachoeiras, passeio de bote e mergulhos fazem de Bonito uma excelente alternativa para a prática desta nova modalidade de turismo ecológico.

Levando em consideração esses aspectos, brasileiros e estrangeiros procuram cada vez mais o ecoturismo nacional, seja graças à nova estratégia de preservar a saúde natural do planeta ou ao contato com belas paisagens que a prática proporciona.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]