Temporada

Como controlar os gastos na viagem de férias

A temporada de férias significa viagens em família, passeios com amigos e outras atividades que despendem mais dinheiro. Isso porque arcar com despesas como hospedagem, alimentação e transporte pode fazer com que gastemos do orçamento disponível para o fim de ano.

Esse pequeno escorregão, no entanto, implica muitas vezes em um desajuste financeiro durante todo o ano. Mesmo sendo um período de descanso, é necessário haver um controle sobre o dinheiro investido, de forma que ao retornar às atividades corriqueiras, existam algumas economias prontas a serem utilizadas em emergências e nas contas de início de ano, como IPTU e IPVA.

Contudo, se não faz ideia de como manter o orçamento controlado ao realizar sua viagem de férias, a seguir encontram-se algumas dicas que podem ajudar a manter as economias em ordem para começar o ano com o pé direito e a carteira cheia:

Aproveitar as férias sem gastos excessivos é possível, basta controlar as finanças. Aprenda conosco como proteger as economias para começar o ano bem. Foto: My Hotel Voucher.

Planejamento: Para dar certo, uma viagem exige organização e economia. Quer pagar mais barato nas passagens? Compre-as com antecedência, isto é imprescindível. Reservar cerca de 5% do orçamento mensal também pode ser uma boa alternativa para ter um dinheiro a mais nas férias.

Aproveite os pacotes de viagem: Desfrutar de um bom café da manhã, do translado, das passagens com transporte ou quaisquer outros itens inclusos no pacote de viagem que adquiriu possibilita uma grande economia no fim do passeio. Aproveite!

Vai com as crianças? Converse com elas antes de viajar. Para evitar vários meses no vermelho, o mais indicado aos pais que viajam com suas crianças é explicar a situação para que os pequenos não se descontrolem e peçam mais do que podem ganhar. Alguns pais não resistem à tentação e acabam fazendo a vontade de seus filhos, gastando assim bem mais do que deveriam em seu passeio.

Controle-se no dia-a-dia: Cada tipo de viagem exige orçamentos diferentes. Portanto, faça um estudo prévio dos passeios que fará no destino, quando vai gastar com hospedagem, alimentação e, claro, as lembranças que não podem ficar de fora. Tendo em mente mais ou menos a quantidade de dinheiro que vai desembolsar, se torna mais simples fazer um controle para ficar o mais próximo do gasto planejado.