Mercado

Investimento Imobiliário: como aumentar a rentabilidade

Fundo imobiliário: o que considerar antes de investir?

Como um dos recursos muito adotados pelos interessados no mercado de imóveis, os fundos imobiliários são alternativas para quem pensa em investir, mas ainda não possui a quantia suficiente para adquirir um novo empreendimento.

A estratégia consiste na aplicação de recursos em negócios imobiliários, incluindo desde os já finalizados até os que ainda encontram-se em fase de construção. A intenção, em qualquer uma das opções, é uma só: alcançar a tão desejada rentabilidade, ou seja, o retorno sobre o investimento.

Para isso, os investidores devem estar atentos a uma série de fatores, capazes de direcionar seus esforços para o caminho mais lucrativo.

Foto: Free Digital Photos.

A primeira recomendação é estar ciente de que quanto maior for a rentabilidade esperada, maior será o risco sobre a aplicação. Um exemplo são os fundos imobiliários envolvendo apenas um imóvel. Nesse caso, a rentabilidade proporcionada pelo aluguel pago por inquilinos tende a ser uma opção vantajosa. Porém, caso a casa ou apartamento fique desocupado por alguns meses, o investidor será obrigado a passar por uma fase de recessão.

Em outra situação, com fundos imobiliários reunindo vários empreendimentos, o investidor fica livre desse risco, no entanto, a rentabilidade sobre suas aplicações pode ser reduzida.

Para não ter dúvidas sobre qual a alternativa mais indicada, é preciso analisar todos os aspectos envolvendo o fundo imobiliário, a fim de avaliar se o investimento realmente é seguro e trará benefícios aos seus participantes.

Em muitos casos, o fundo imobiliário pode ainda estar em sua fase de captação de recursos, quando se emitem novas cotas de participação para serem adquiridas por novos empreendedores. Dessa forma, ainda é necessário reunir recursos, para então investi-los em imóveis e assim, alugá-los e chegar à rentabilidade.

O processo exige paciência do investidor, que ainda pode diversificar suas aplicações, dividindo-as entre escritórios, salas comerciais, galpões industriais e até mesmo grandes empreendimentos como os shopping centers.

A divisão, além de inserir o investidor em diversos segmentos imobiliários, ainda pode garantir novas oportunidades. Isso porque o desenvolvimento de novos projetos e construções tem sido capaz de gerar uma valorização sobre os mais variados empreendimentos. Um exemplo são os imoveis no RJ, que têm registrado uma crescente valorização em função de eventos como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.

A opção de aplicar recursos em um fundo, assim como qualquer decisão imobiliária, exige organização e pesquisa. Afinal, a estratégia, se bem planejada, pode significar uma boa opção de investimento, tornando-se um sinônimo de rentabilidade.