Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

Imóveis de luxo são destaque do mercado imobiliário brasileiro

Bairro do Leblon, no RJ, se destaca por possuir alguns dos imóveis mais caros do Brasil | Foto: Flickr.

Oferecendo opções para todos os gostos e bolsos, o mercado imobiliário brasileiro tem ganhado destaque no segmento de imóveis de luxo. A alta na demanda tem sido registrada, especialmente, no Rio de Janeiro, grande parte, graças a localizações privilegiadas.

Por isso, os chamados bairros nobres do Rio continuam em evidência e anunciando imóveis de alto padrão. Em, Copacabana, um apartamento na Avenida Atlântica, por exemplo, pode ultrapassar os R$10.000.000,00, graças à localização privilegiada do bairro.

Fatores como as características do interior do imóvel tendem a ser menos relevantes, já que o próprio comprador tem condições financeiras de realizar reformas e demais alterações.

O aumento da procura de casas e apartamentos no RJ tem ocasionado mudanças significativas na valorização dos preços nessas regiões. Segundo dados do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi-Rio), o preço de bens pertencentes a classe A, na capital fluminense, teve alta de 200% só nos últimos cinco anos. Outra prova é a de que bairros nobres do Rio de Janeiro, como Ipanema e Leblon, ainda são os locais com o preço por metro quadrado mais caro do país.

Bairro do Leblon, no RJ, se destaca por possuir alguns dos imóveis mais caros do Brasil | Foto: Flickr.

Entre os motivos que explicam essa valorização, está a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. A chegada dos eventos, consequentemente, tem resultado em inúmeros investimentos na área de segurança pública e infraestrutura, colaborando com a elevação dos preços.

Além disso, a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), por exemplo, foram iniciativas que beneficiaram o desenvolvimento do mercado imobiliário no Rio de Janeiro. Ainda mais se tratando do setor de imóveis de luxo, a medida significou maior interesse por parte dos consumidores, já que a segurança local é fator primordial no momento da compra.

A escassez de espaço disponível para novos lançamentos também favorece o aumento dos preços. Isso porque unidades em bairros como Ipanema, Leblon e Copacabana não demoram a ser comercializadas, incentivando a disputa e acelerando a demanda de casas e apartamentos à venda ou para aluguel na região.

Fonte: InfoMoney.