Locação

Dicas para alugar imóveis – Vistoria para a locação

Dicas para alugar imóveis

A busca por imóveis para alugar pode se tornar uma tarefa altamente cansativa. Como se não bastasse a exaustiva seleção das opções, a vistoria é outro momento fundamental, sendo indispensável observar até os mínimos detalhes.

Nessa hora, não basta apenas visitar o local. É preciso ainda realizar uma análise criteriosa – vistoria- sobre os pontos positivos e negativos da casa ou apartamento. Felizmente, algumas dicas práticas podem facilitar o trabalho de quem quer alugar imóveis, minimizando o risco de surpresas desagradáveis após assinar o contrato de locação.

Quer saber como analisar uma propriedade para locação e fugir de dores de cabeça com seu novo lar doce, lar?

Então leia este artigo e confira a seleção que fizemos para ajudá-lo.

– Anote tudo: Ao fazer uma visita ao imóvel, leve uma caneta e bloco de anotações e tome nota de todos os pontos relevantes, como a necessidade de reparos, detalhes sobre os cômodos, primeiras impressões e observações que julgue necessárias.

Se quiser tornar suas anotações mais organizadas para, por exemplo, avaliar quais imóveis tem mais ou menos defeitos e compara-los  para decidir entre o melhor, construa uma tabela ou planilha detalhada de cada um dos imóveis visitados.

Desse modo, você vai conseguir saber a melhor relação de custo-benefício que vai muito além do preço. Pode até parecer perda de tempo, mas te fará economizar algum dinheiro.

– Carregue uma trena e salve medidas do local: Mesmo que o proprietário estranhe, caso você não seja diretamente ligado ao ramo da construção. Faça um favor a si mesmo na próxima vez que visitar um apartamento, casa, etc, para alugar. Leve uma trena e meça tudo! Tudo mesmo!

Tire medidas de quartos, sala e cozinha, por exemplo, para ter certeza de que sua mobília caberá no espaço desejado. Além disso, as medidas poderão solucionar dúvidas em relação ao tamanho da casa.

– Dê batidas leves nas paredes do imóvel: Nesse caso você pode tentar ser mais discreto!

Ao visitar o imóvel, busque dar umas batidinhas nas paredes, pisoteie fraquinho em alguns pontos do piso (como se estivesse tentando tirar poeira do sapato) e teste a firmeza de outros pontos que te pareçam suspeitos na casa.

Esse cuidado é capaz de prevenir surpresas com infiltrações, azulejos soltos e rebocos danificados (já que é possível conferir o estado de conservação desses itens, de acordo com o ruído produzido).

Dicas para alugar imóveis

Após a seleção das opções, a vistoria atenta e detalhada de todo o imóvel indispensável | Via: Flickr.

– Acenda luzes e abra as torneiras: Um detalhe que muita gente esquece, e as vezes nem faz por pressa, é andar por todos os cômodos verificando se as luzes, interruptores, tomadas, torneiras e registros estão funcionando de modo adequado.

Dessa forma, será possível conferir o estado das redes elétrica e hidráulica do imóvel, se existem vazamentos, entupimentos ou até falhas;

– Ligue e desligue os eletrodomésticos: Caso o imóvel esteja sendo alugado com a mobília, é importante atestar de que tudo está funcionando corretamente. Então, sim, perca a vergonha e teste tudo.

Veja se a geladeira está ok, se os televisores e outros itens eletrodomésticos estão funcionando corretamente.

Como um aluguel de um lugar já mobiliado é mais elevado, você pode ter um prejuízo amargo caso assine o contrato e depois veja que boa parte dos eletrodomésticos da casa precisam de reparos, ou até mesmo troca.

– Dê preferência para visitas durante o dia: Tudo bem que é durante o dia que geralmente resolvemos nossos problemas, trabalhamos, pagamos contas e outras atividades, mas não vacile.

Nunca deixe para vistoriar um imóvel que deseja alugar no fim da tarde, ou após ter escurecido totalmente.

Isso porque a pouca luz pode fazer com que detalhes passem despercebidos, impedindo, por exemplo, que o interessado verifique a incidência da luz solar nos ambientes.

– Faça um passeio pelas ruas da vizinhança: Observe a movimentação das pessoas, o trânsito, o funcionamento do comércio e o perfil dos moradores. A atenção deve avaliar as condições do local de acordo com suas necessidades (se mora com crianças, se possui carro ou depende do transporte público, se prefere locais silenciosos ou mais badalados, entre outros).

Agora que já sabe quais cuidados tomar ao realizar uma vistoria do imóvel para locação, sinta-se seguro e vá adiante nas negociações. E claro, continue acompanhando mais dicas para alugar imóveis e tendências do mercado imobiliário.