Comprador Financiamento Locação

8 formas para encontrar imóveis online

8-formas-simples-de-encontrar-imoveis-online.jpeg

Segundo informações do Google Brasil, 60% do processo de compra de imóveis é feita pela internet e a expectativa é que esse percentual aumente nos próximos anos.

Muito diferente do que acontecia antigamente, quando para alugar ou comprar um imóvel era preciso, obrigatoriamente, se deslocar até imobiliárias, visitar construtoras ou anotar telefones de placas de anúncios pelas ruas. Isso fazia com que o processo se tornasse muito mais longo e com um custo elevado.

Para aproveitar todas as vantagens, neste post vamos dar 8 dicas para que você consiga encontrar imóveis online de forma segura e eficiente. Confira!

1. Busque em sites especializados

Acessar sites especializados é uma excelente forma de iniciar a sua busca no universo online e fugir de anúncios incompletos ou informações falsas. Pois um portal de imóveis conta com filtros de buscas muito eficientes, além de descrições completas e fotos de qualidade das casas e apartamentos.

Outra vantagem é a garantia de receber respostas rápidas e um atendimento personalizado.

2. Aproveite as mídias sociais

Engana-se quem pensa que as mídias sociais só funcionam para entretenimento e lazer. Segundo um estudo da Burson-Marsteller, 88% das empresas brasileiras já perceberam a importância dessas ferramentas para os negócios e as utilizam na divulgação de serviços ou produtos.

Você pode, por exemplo, seguir imobiliárias e buscadores no Facebook e acompanhar posts sobre os lançamentos de imóveis, além de informações relevantes sobre o mercado imobiliário. Outra boa dica é pesquisar grupos de discussões sobre os empreendimentos e trocar informações com moradores.

3. Foque nas regiões de interesse

Já sabe em que região da cidade quer morar? A internet facilitou a busca por imóveis, mas também aumentou milhões de vezes as opções disponíveis. Essa variedade pode deixar muitas pessoas desorientadas. Por isso, é ideal selecionar e focar nas regiões da cidade que te interessam.

É possível ainda filtrar as pesquisas por área, o que, além de aumentar as chances de encontrar imóveis que atendam as suas necessidades, faz com que você economize tempo.

 4. Use palavras-chave

Com tantos resultados em poucos segundos, obviamente, você não quer, não pode e nem precisa verificar todos eles.

Pesquisar usando as palavras certas é uma maneira de eliminar opções que, definitivamente, não vão ser interessantes para você no momento.

Confira algumas dicas para pesquisar imóveis usando o Google:

4.1. Mantenha a simplicidade

Para começar, digite o tipo de imóvel — apartamento, casa, cobertura, imóvel na planta — e acrescente a região em que deseja morar.

4.2. Saiba quais resultados quer receber

Termos curtos oferecem resultados mais abrangentes. Para refinar a pesquisa basta adicionar mais características do imóvel — por exemplo: apartamento 2 quartos BH.

4.3. Pesquise em um site específico

É possível usar o buscador para achar opções em uma plataforma específica. Basta digitar site, dois pontos, o endereço do site e depois o que você quer encontrar nele — por exemplo: site:agenteimovel.com.br casas no rio de janeiro.

5. Desconfie de ofertas boas demais

É claro que durante a sua pesquisa você pode e deve procurar pelo melhor custo-benefício. Entretanto, tenha cuidado para não cair em ciladas e pagar caro por isso.

Tenha em mente que imóveis da mesma região e com características parecidas, tendem a ter valores semelhantes. Então, busque por outras propriedades na área e compare a média de preços das casas e apartamentos. Caso o imóvel que despertou o seu interesse esteja muito barato, desconfie.

6. Observe com atenção o anúncio

É fundamental ler com atenção todas as informações do anúncio. Verifique, por exemplo, a data de publicação. Se for muito antiga pode ser que o valor tenha sido atualizado e para não criar expectativas em um imóvel que não cabe no seu orçamento, vale checar com o vendedor.

Caso tenha alguma informação incompleta, não deixe de fazer perguntas via chat ou e-mail e investigue até que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

7. Use e abuse do Street View

O Street View é uma ferramenta muito útil para conhecer melhor os lugares por meio da internet. Com essa funcionalidade do Google Maps você pode ver ruas, fachadas de imóveis e estabelecimentos de qualquer local do mundo pelo celular ou computador.

Ele também pode ser usado para confirmar a localização exata do imóvel, já que muitas vezes o anúncio pode informar que a casa ou apartamento ficam próximos a lugares que na realidade estão bem distantes apenas para atrair mais pessoas interessadas.

Basta acessar o site ou aplicativo do Google Maps, buscar o endereço ou a região que deseja e localizar o ícone do Street View — o boneco de cor laranja que está no canto inferior e do lado direito da tela.

Depois é só arrastar o ícone para o local do mapa que você quer ver. No lado superior esquerdo da interface vai aparecer o lugar da cidade que está sendo exibido e quando as câmeras do Google captaram as imagens.

Com essa tecnologia você pode, além de ter mais informações sobre a localização e a vizinhança dos imóveis, traçar rotas e verificar quanto tempo vai gastar para fazer determinados trajetos.

8. Não dispense as visitas presenciais e ajuda profissional

A internet está repleta de ferramentas para ajudar você a encontrar opções de casas ou apartamentos. Mas isso não significa que não é preciso visitar o imóvel presencialmente antes de concluir a negociação.

É importante conhecer e conversar com os vizinhos, sentir o clima da região, verificar a disposição da luz solar no imóvel, checar a parte elétrica e hidráulica, a infraestrutura, entre outros aspectos.

E para não deixar a emoção falar mais alto do que a razão é fundamental ter a companhia de um corretor de imóveis durante as visitas e vistoria.

Contar com o intermédio de um profissional durante a compra da casa própria é muito interessante, principalmente se for o primeiro imóvel. Afinal, a aquisição do bem é a realização de um sonho e é necessário se precaver para que o processo ocorra com segurança e praticidade.

Além de auxiliar na escolha do lugar ideal, é o profissional que poderá orientar sobre a documentação e todas as questões burocráticas, que são inevitáveis na negociação imobiliária.

Gostou de conhecer formas simples para encontrar imóveis online? Informação é poder e, com certeza, vai ajudar você a achar a casa dos seus sonhos. Continue lendo dicas sobre como a internet é capaz de auxiliar nessa empreitada!

8 formas para encontrar imóveis online
5 (100%) 2 votos