Comprador Financiamento Mercado Venda

Crédito imobiliário deve crescer de forma sustentável

O ano de 2012 foi marcado pela forte desaceleração do crédito imobiliário. Pesquisas mostram que o setor de imóveis encerrou o período com quedas no número de vendas e lançamentos, na comparação com o ano anterior.

Para o presidente da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Octávio de Lazari Junior, porém, a chegada do ano novo pode ser vista com otimismo para interessados no setor. De acordo com ele, o crédito imobiliário no Brasil ainda deve crescer, e muito, durante os próximos anos.

Com níveis de inadimplência estáveis e baixos, em torno de 1,5%, Lazari afirma que os bancos brasileiros continuam propensos à liberação do crédito imobiliário.

A chegada de 2013 pode ser vista com otimismo para interessados no setor de imóveis | Via: Flickr.

Segundo ele, a fase de reduções no setor é, na verdade, uma espécie de amadurecimento para o empresariado. Isso porque a desaceleração serviu como um freio de arrumação necessário para que as empresas se reorganizem após problemas operacionais.

Sendo assim, a expectativa para o mercado de imóveis é que haja um crescimento mais sustentável a partir de 2013, sem grandes e bruscas variações.

Recursos para o crédito imobiliário

Ainda em clima otimista, o presidente da Abecip afirma que os recursos para o crédito imobiliário estão garantidos, pelo menos, até o ano de 2015. Isso graças à desaceleração no setor de construção, aliado aos bons níveis de captação decorrentes da caderneta de poupança.

Além disso, Lazari ainda defendeu que, quando necessário, o mercado poderá contar também com outras ferramentas para assegurar recursos para o crédito imobiliário. Entre elas, os chamados covered bonds, que estão sendo desenvolvidas especialmente para este fim.

Fonte: Diário do Grande ABC.