Comprador Mercado

Conheça a Embraesp e sua função no mercado imobiliário

Com o papel de avaliar e fixar preços de propriedades residenciais e corporativas em toda a cidade de São Paulo, a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp) é responsável por registrar todos os novos empreendimentos imobiliários da capital paulista. Em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a companhia define grande parte dos preços dos imóveis comercializados em São Paulo, servindo como referência para todo o setor.

Destacando-se por desenvolver sua atividade de forma organizada e sistemática, a Embraesp é uma empresa cujo trabalho consiste em avaliar empreendimentos imobiliários dos mais variados tipos. Passando por casasapartamentoscoberturasescritórios e até mesmo parques industriais, a companhia presta serviços de avaliação e consultoria, especialmente indicados para quem desejar manter-se informado acerca da realidade do mercado.

Embraesp é responsável pela definição dos preços de inúmeros imóveis em SP | Via: Flickr.

A empresa realiza a vistoria de propriedades após a contratação dos serviços por parte de proprietários, potenciais compradores e, até mesmo, concorrentes. Em seguida, desenvolve laudos a partir de estudos, pesquisas de campo e, é claro, comparação com outros imóveis semelhantes.

O sucesso no segmento é resultado de uma postura rígida da instituição. Seu papel limita-se a, no máximo, indicar um comprador para determinado imóvel, não havendo participação em nenhuma etapa do processo de compra e venda.

Dessa forma, a Embraesp se mantém isenta da negociação, conquistando clientes que confiam em sua credibilidade. Entre eles, a Caixa Econômica Federal, o banco Itaú, a empresa Votorantim, Unilever e inúmeras outras companhias do mercado imobiliário.

Fundada no início da década de 70, a Embraesp surgiu como um desdobramento da Bolsa de Imóveis do Rio de Janeiro (primeira avaliadora de imóveis do Brasil) e, sob a direção de Luiz Antonio Pompeia foi consolidada como uma companhia capaz de servir como base para inúmeras outras instituições imobiliárias no país.