Mercado

Aumento de crédito e queda na inadimplência favorecem o mercado imobiliário

O aumento do crédito imobiliário, acompanhado da queda na inadimplência do consumidor, tem impactado de maneira positiva o setor imobiliário nacional. O cenário mostra-se cada vez mais favorável para o surgimento de oportunidades de negócios, fazendo deste o melhor momento para quem deseja investir.

Prova disso é que o Brasil tem despertado o interesse de investidores, não apenas nacionais, mas também do exterior Dados da Associação de Investidores Estrangeiros no Setor Imobiliário (AFIRE), por exemplo, mostram que o Brasil já é o segundo melhor mercado imobiliário do mundo na atração de aplicadores estrangeiros.

A tendência de crescimento apontada no país, porém, é impulsionada devido a fatores como a alta de 15% nas concessões de crédito (em relação a 2012). Além disso, a previsão é de que a área de financiamentos imobiliários com recursos concedidos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) chegue ao valor recorde de R$ 95,2 bilhões.

Aumento do crédito imobiliário e queda na inadimplência têm impactado, de maneira positiva, o setor imobiliário nacional | Foto: Flickr.

Tida como uma das prioridades dos bancos brasileiros, a carteira de crédito imobiliário passa por um bom momento, especialmente para instituições como a Caixa Econômica Federal. O banco acaba de superar mais um recorde de contratação imobiliária em 2012, totalizando R$ 106,7 bilhões e alta de 33,3% em relação ao ano anterior.

Outro fator relevante para a expansão do setor, conforme apontado pela Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) está no fato de que o consumidor anda mais consciente a respeito do pagamento de suas prestações. A afirmação se baseia no fato de o nível de inadimplência para contratos com três prestações em atraso, chegou ao menor patamar do sistema bancário foi de 1,8%.

Complementando o cenário fortemente favorável ao mercado imobiliário, o número de lançamentos, assim como a demanda pela venda e compra de imóveis tem tudo para se manter aquecida. A explicação é simples, já que o Brasil é palco de eventos que prometem atrair olhares de todo o mundo, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Fonte: Bem Paraná.

 

 

1 comentário