Mercado

Bolha no mercado imobiliário: saiba mais

Afinal, o que é a bolha no mercado imobiliário?

O risco do estouro de uma bolha imobiliária sempre foi a grande preocupação de investidores e especialistas do setor. Suas consequências podem trazer efeitos danosos para diversas atividades econômicas, sendo motivo de cautela no mercado de imóveis.

Mas afinal, como explicar o surgimento de uma bolha imobiliária? Antes, de saber desses detalhes, é preciso compreender do que se trata esse fenômeno.

Uma “bolha” acontece a partir do momento em que a oferta de imóveis passa a ser muito maior do que a demanda de compradores. A desregularização acaba provocando o aumento excessivo nos preços dos imóveis, sem que qualquer justificativa mercadológica seja apresentada. Por falta de compradores, a próxima consequência vem a ser a desvalorização dessas construções.

Além disso, como uma forma de incentivar o consumo, muitos bancos facilitam as condições de empréstimos imobiliários, que, nessas condições, tendem a favorecer o crescimento de uma possível bolha. Isso porque, entre os que recorrem à opção do financiamento bancário, muitos tornam-se inadimplentes, não cumprindo com seus compromissos financeiros.

É nesse cenário que uma verdadeira bolha imobiliária surge e desenvolve-se com grandes riscos de estourar.

Foto: Flickr.

No Brasil, o que vem chamando a atenção de especialistas é o crescimento exagerado dos preços dos imóveis por metro quadrado em algumas regiões. De acordo com pesquisa divulgada pelo EXAME/Ibope, o valor dos imóveis em cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo apresentou um aumento de 24,7%, só no último ano.

O aumento por metro quadrado também foi registrado no site do Agente Imóvel. Na capital paulista, por exemplo, o preço mediano por metro quadrado teve alta de 0.8%, em relação ao mesmo período do mês passado. Os imóveis à venda no Rio de Janeiro também foram outros que apresentaram aumento de 1.9% no mesmo período.

Entre as 17.321 casas e apartamentos anunciados no site, o preço mediano ofertado para os imóveis da capital fluminense registrou no último mês um crescimento de 0.3%, ou R$ 1.500,00. No entanto, sua valorização está fortemente ligada ao fato da cidade ser palco de inúmeros investimentos nacionais, como as Olimpíadas 2016.

Por sorte, apenas o aumento dos preços não é o suficiente para que uma bolha imobiliária se forme no Brasil. Mas para os mais prevenidos, ficar atento às estatísticas e tendências do mercado imobiliário nacional é sempre uma boa recomendação.