Mercado

O mercado imobiliário e a Sustentabilidade

Saiba o que são os chamados “edifícios sustentáveis”

Conhecidos como “prédios verdes”, os edifícios sustentáveis têm se mostrado cada vez mais populares, definindo-se como a mais nova tendência do mercado imobiliário.

Com a intenção de reduzir ao máximo o impacto das construções sobre o meio ambiente, esses edifícios contam com projetos arquitetônicos que buscam soluções, como o melhor aproveitamento de água e energia, além de utilizar materiais ecológicos em sua edificação.

Tais recursos, que podem ser aproveitados também por outros segmentos, como casas, condomínios e escritórios, têm chamado a atenção de empreendedores brasileiros, principalmente na capital paulista.

A estimativa, segundo notícia publicada na InfoMoney, é que até 2013, haja um crescimento de praticamente 80% no volume de edifícios sustentáveis em São Paulo. Atualmente, a capital conta com 446,3 mil metros quadrados de construções com esse perfil, passando para 773,5 mil m2 até o período levantado pelo estudo.

Os números significam novas opções de casas e apartamentos a venda em SP e um forte progresso no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente.

Em tempos de preservação ambiental, a natureza tem ocupado um papel cada vez mais importante em meio às paisagens urbanas.

Foto: Blogspot.com

Em tempos de preservação ambiental, a natureza tem ocupado um papel cada vez mais importante em meio às paisagens urbanas.

Os projetos fazem parte de uma tentativa de mudança na realidade da região, famosa por ser um dos principais pólos industriais e financeiros do país, com altos índices de poluição ambiental.

O cenário define-se como a alternativa ideal para empresas preocupadas em demonstrar seu papel social e engajar-se no conceito da sustentabilidade.

Trazendo esses valores também para seus escritórios e construções, as empresas dão espaço para empreendimentos que incentivam a reciclagem, preocupam-se com o melhor aproveitamento da água, luz e ventilação natural.

Somando a essas características, as construções sustentáveis beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também garantem economia financeira para esses investimentos. Afinal, além de poupar despesas, os edifícios sustentáveis são capazes de gerar mais rentabilidade devido à sua qualidade e vida útil.